CUDUTAR YALÁ E WINDJABA GOMES SAGRAM-SE CAMPEÕES DO CICLISMO EM BISSAU

Cudutar Cul Yalá sagrou-se ontem (domingo), 20 de Agosto 2017, pela quarta vez consecutiva campeão da prova nacional de ciclismo, na categoria masculina, num tempo Record de uma hora, quatro minutos e vinte e quatro segundos (1h04m24s). Os ciclistas partiram de Quinhamel, região de Biombo, no norte do país, e percorreram uma distância de 40 quilómetros à capital Bissau [Chapa de Bissau].

Ciclista Rofino Yalá ficou na segunda posição, com um tempo Record de uma hora, quatro minutos e cinquenta e seis segundos. Dabana Yalá figurou na terceira posição, tendo um tempo de uma hora, quatro minutos e cinquenta oito segundos.

A prova insere-se no quadro da primeira participação do país na pré-eliminatória para fase final do campeonato de mundo da modalidade de ciclismo, que se realiza em Janeiro de 2018, em Argentina.

O Democrata soube junta da organização, que a prova organizada visa preparar os ciclistas nacionais para participar nas competições internacionais.

A corrida iniciou às 16 horas na pequena cidade de Quinhamel e debaixo de uma forte chuva. Contudo, a população encheu a avenida principal para aplaudir e animar os ciclistas.

Depois de cortar a meta, campeão nacional disse estar satisfeito por ter conseguido mais uma proeza pela quarta vez sagrar-se campeão da prova nacional em ciclismo.

Dedicou ainda a vitória ao presidente do ciclismo e todos os membros da federação e de forma especial a sua família. No entanto, aproveitou a ocasião para pedir o apoio do Estado guineense à modalidade, sobretudo na aquisição materiais desportivos, nomeadamente, bicicletas profissionais e outros materiais para a prática da modalidade.

Cudutar Cul Yalá prometeu fazer uma boa prestação na pré-eliminatória para mundial, caso for selecionado para representar o país.

WINDJABA GOMES VENCE A PROVA FEMININA DE CICLISMO

Windjaba Longa Gomes foi a grande vencedora da prova feminina de ciclismo, que teve início na rotunda do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira com a meta fixada na rotunda de Chapa de Bissau. Atleta percorreu uma distância de cinco quilómetros em 15 minutos.

Na segunda posição ficou a Luana Oreana Silva Fonseca, com tempo de 16 minutos e 26 segundos e Djariato Baldé, figurou na terceira posição.

Em reação à sua vitória, Windjaba Longa Gomes diz sentir-se muito feliz porque não pensava que poderia vencer a corrida.

Visivelmente emocionada, Windjaba Gomes dedicou, sem grandes pormenores, a vitória ao seu treinador, Ivanildo.

Em declarações ao Jornal O Democrata, Sabino Nhassé, presidente da Federação de Ciclismo da Guiné-Bissau revelou que o país já está inscrito na União Internacional de Ciclismo e vai participar no 180º Congresso do organismo que rege o ciclismo mundial previsto para próximo dia 21 do mês de Setembro.

O líder da federação revelou ainda que a Guiné-Bissau vai participar com dois atletas na pré-eliminatória para a fase final do mundial de atletismo que se disputará no próximo ano, em Argentina. A prova de pré-eliminatória decorrerá na Suíça no próximo mês de Setembro de 2017.

Não obstantes as dificuldades, Sabino Nhassé entende que os atletas nacionais estão preparados para competir nas estradas internacionais e, consequentemente, fazer boas prestações nas competições.

Por fim, Nhassé agradeceu a colaboração das autoridades locais de Quinhamel e da Polícia da Ordem Pública.

Os três vencedores da prova ao nível masculino receberam taças e da prova feminina receberam diplomas de mérito.

 

 

 

Por: Alcene Sidibé/ Sene Camará

Fotos: Marcelo Na Ritche

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *