Figura da Semana: DEPUTADA SUZI BARBOSA DISTINGUIDA COM PRÉMIO HUMANITÁRIO PAN-AFRICANO

A deputada da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Suzi Barbosa, foi distinguida com o Prémio Humanitário Pan-Africano para a Liderança Social e do Género. O prémio Humanitário Pan-Africano é atribuído no âmbito do reconhecimento do trabalho feito por pessoas coletivas, grupo ou organizações em várias áreas e que tenham contribuído para a paz e respeito da vida nos países africanos.

“Este reconhecimento mostra que os deputados guineenses estão a trabalhar e que inclusive esse trabalho está a ser seguido por organismos regionais, que premeiam o trabalho de uma deputada guineense”, disse a deputada, Suzi Barbosa, em declaração à lusa.

A presidente da Rede de Mulheres Parlamentares guineenses assegurou ainda que o prémio vai motivá-la a “trabalhar ainda mais na defesa da igualdade do género e na área humanitária”. E de acordo com as informações, o prémio será entregue durante uma conferência a realizar de 18 a 19 de Novembro próximo, na Tanzânia dedicada ao tema “A Paz é Possível”.

BIOGRAFIA

Suzi Barbosa nasceu no dia 05 de Julho de 1973. De 1992 a 1996, Licenciou-se em Relações Internacionais e Especializou-se em Diplomacia Africana, pelo Instituto Superior de Gestão e Economia de Lisboa – Portugal.

Fez vários cursos em diferentes áreas. Foi analista de Crédito e Risco do Banco Espírito Santo e Comercial (Portugal). Foi gerente de Relações Públicas – Grupo Cordial Hoteles.

Em 2014, foi gerente do Grupo Capé. Foi eleita como deputada da Nação da bancada parlamentar do PAIGC, nas eleições legislativas de 2014. Foi nomeada como Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades, por Decreto Presidencial n° 12/2015.

 

 

Por: Assana Sambú

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *