Figura da Semana: MÚSICO JALEX É NOVA ‘VOZ D’OURO’ DA GUINÉ-BISSAU

O músico guineense radicado em Madrid, Espanha, Jalex da Silva, está a fazer furor nas pistas de dança do ‘Velho Continente’, sobretudo no solo espanhol. A prova mais recente é a configuração de uma das suas faixas musicais [Yo Te Amo, do seu novo álbum 2017 – A Tu Lado] na segunda posição do ‘Top 10’ da RDP África. O músico é considerado por muitos como sendo a nova voz de ouro do país, dada a voz suave que acrescenta às suas músicas de amor.

O jovem cantor aposta no idioma espanhol para levar as cores nacionais ao mais alto nível, com enorme qualidade. Mesmo assim, Jalex [irmão mais novo dos cantores Estevão Djipson e Bidinte (já falecido)] é pouco conhecido ainda na Guiné-Bissau, sua terra natal, assim como as suas músicas são ouvidas raras vezes nas rádios da capital guineense.

“Em espanhol, A Tu Lado! em português (Ao Teu Lado ou Ao Lado de ti), basicamente quer dizer estar sempre ao teu lado, no bem e no mal, sentir-se protegido ou protegida, querido ou querida e amado ou amada”, explica Jalex ao repórter do jornal O Democrata.

Biografia

Jalex da Silva nasceu na cidade histórica de Bolama. Deixou a Guiné-Bissau para estudar em Marrocos, onde formou-se na área de pilotagem de barco e, mais tarde seguiu para o reino de Espanha, em 2000. Conquistou o público espanhol, latino e africano com os seus álbuns anteriores: Twice em 2007 [disco de estilo R&B] e Mi Mundo em 2010 [estilo New Pop], neste último interpretando temas clássicos.

Já teve atuações e apresentações nos melhores clubes de Espanha e nas televisões mais importantes desse país, por exemplo, Telemadrid; Tele5; TVE; etc, espelhando o seu talento e arte musical ao público, representando a Guiné-Bissau no estrangeiro. É também produtor musical de vários estilos como R&B; Kizomba e Hip Hop. Tem o seu próprio estúdio em Madrid, ‘LEXRECORDS’, com uma ampla colaboração dos músicos nacionais e internacionais.

 

Por: Sene Camará

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *