PRESIDENTE JOMAV EXONERA UMARO SISSOCO EMBALÓ DO CARGO DE PRIMEIRO-MINISTRO

O Presidente da República, José Mário Vaz, exonerou hoje, 16 de janeiro 2018, Umaro Sissoco Embaló do cargo de Primeiro-ministro, funções que desempenhava há mais de um ano, através do decreto presidencial N°.01/2018. O chefe de Estado guineense aceitou o pedido de demissão apresentado por Sissoco Embaló no passado dia 12 de janeiro.

O decreto presidencial lembra que Sissoco Embaló foi escolhido e nomeado Primeiro-ministro do Governo da República da Guiné-Bissau, em 18 de Novembro de 2016, através do decreto presidencial N° 10/2016, tendo sido constituído posteriormente o agora governo demitido.

A presidência guineense sustenta que Umaro Sissoco Embaló entregou o seu pedido de demissão, no âmbito do processo de diálogo com os atores políticos e sociais com apoio dos parceiros internacionais, designadamente da CEDEAO e em conformidade com a alínea c) do n° 1, do “Roteiro para a saída da crise político-institucional na Guiné-Bissau” apresentado na 52ª Cimeira dos chefes de Estado e do Governo da CEDEAO, para a obtenção de uma solução política que tire o país da crise em que se encontra.

Segundo consta no Decreto, o Chefe de Estado explica que Sissoco foi nomeado no âmbito de acordo de Conacri, um documento rubricado pelos partidos com assento parlamentar e deputados dissidentes do PAIGC (Grupo 15).

 

Decreto presidencial n_01_2018_ exoneraçao de PM @ OD

 

Por: Assana Sambú

 

1 thought on “PRESIDENTE JOMAV EXONERA UMARO SISSOCO EMBALÓ DO CARGO DE PRIMEIRO-MINISTRO

  1. Temos muitas riqueza n guine não so pelas ilhas bijagos, mas sim no sul do pais temos grande praia que fica situado numa tabanca chamada ComoCaiar, praia tão linda e muito grande que esta abandonado ha tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *