CPLP LAMENTA “SILÊNCIO ASSUSTADOR” SOBRE CRISE POLÍTICA GUINEENSE 

A secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) defendeu hoje, 17 de fevereiro 2018, a urgência de criar um “mecanismo de concertação rápida” para permitir posicionamentos céleres sobre conflitos internos dos Estados-membros, lamentando o “silêncio assustador” sobre a crise política na Guiné-Bissau.

“Não existe neste momento um mecanismo de concertação rápida que nos permita, em pouco tempo, ter um posicionamento da CPLP”, disse hoje a secretária-executiva da comunidade lusófona, Maria do Carmo Silveira, em entrevista à Lusa.

O secretariado-executivo, adiantou, está a estudar a possibilidade de propor a criação deste mecanismo aos órgãos decisórios da CPLP.

Como organização intergovernamental, todas as posições da CPLP exigem “um contexto de concertação entre os Estados-membros”, o que “é demorado”.

“O secretariado-executivo só pode agir em função dos mandados que recebe. Não tendo um mandado dos órgãos políticos da organização, a secretária-executiva não pode ter qualquer intervenção em qualquer situação”, lamentou.

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, advertiu esta sexta-feira, em declarações à Lusa, que os países lusófonos “não estão a fazer um bom uso” da CPLP devido às suas agendas internas e considerou que a organização pode “deixar de ter interesse nos próximos anos”.

O governante são-tomense defendeu ainda que a comunidade podia “ser mais interventiva”, nomeadamente em relação às questões ou conflitos internos dos Estados-membros.

Maria do Carmo Silveira, também são-tomense, admitiu sentir-se incomodada com o que disse ser o “silêncio assustador” da CPLP quanto à crise política na Guiné-Bissau, onde o Presidente, José Mário Vaz, nomeou um novo primeiro-ministro, Artur Silva, mas a indicação já foi rejeitada pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o mais votado nas últimas eleições legislativas.

“Confesso que enquanto secretária-executiva, não me sinto confortável com esta situação da CPLP face à Guiné-Bissau. A secretária-executiva é o rosto da CPLP aos olhos do cidadão comum e a não reação face a algumas situações, a mim incomoda-me bastante, mas são as regras da organização”, comentou.

Maria do Carmo Silveira deu o exemplo da decisão recente da Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) de impor sanções a 19 personalidades guineenses, solicitando para tal o apoio da CPLP.

“Fizemos circular esta notificação e passou-se uma semana e não tenho posicionamento dos Estados-membros, sem o qual não me posso pronunciar. Não fica bem a uma organização como a CPLP ter um silêncio, sobretudo tão longo, sobre uma questão tão importante, em que houve a decisão da CEDEAO de sancionar, a União Africana já se reuniu e tem um posicionamento, as Nações Unidas também, e nós estamos com um silêncio assustador”, sustentou.

A responsável recordou que, como organização intergovernamental, as posições da CPLP não são vinculativas para os membros, da mesma forma que a comunidade não dispõe de mecanismos para agir, ao contrário da CEDEAO, uma organização que tem instrumentos, como sanções, para impor o cumprimento das decisões.

A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a demissão, pelo Presidente, José Mário Vaz, do Governo liderado por Domingos Simões Pereira (PAIGC), em agosto de 2015.

Por falta de consenso entre as várias forças políticas, a CEDEAO elaborou o Acordo de Conacri, assinado em outubro de 2016, que prevê a nomeação de um primeiro-ministro de consenso. A organização africana considera agora que o nome indicado pelo Presidente guineense não corresponde a esta decisão.

 

 

In lusa

 

 

1 thought on “CPLP LAMENTA “SILÊNCIO ASSUSTADOR” SOBRE CRISE POLÍTICA GUINEENSE 

  1. CPLP, É UMA ORGANIZAÇÃO DE TRÁFICOS DE INFLUENCIAS CM UMA DOENÇA DE TUMOR DE CANCRO CELEBRAIS QUE NÃO TEM CURA, POR ISSO FICAM SURDOS E MUDOS TUDO QUE APARECE COM DECISÕES “CÓLON” OU SÓCIO COLONIALISTA NÃO VALE NADA SÓ ANDA CONFORME VENTOS CONFERE LHE PODER ECONÓMICAS POR ISSO ÁFRICA ABRI UDJU, PRINCIPALMENTE GUINE-BISSAU E E OS OUTROS!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *