UNIÃO EUROPEIA DISPONIBILIZA 2,5 MILHÕES DE EUROS PARA APOIAR PROCESSO ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU

A União Europeia contribuiu  esta sexta-feira, 19 de outubro 2018, com 2,5 milhões de euros [1, 6 bilhões de francos CFA] para o apoio ao processo eleitoral na Guiné-Bissau, inicialmente previstas para de 18 de novembro do ano em curso e presidenciais de 2019.
Presidindo a cerimônia de assinatura do protocolo de contribuição entre União Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, entidade responsável pela gestão do fundo comum de apoio ao processo eleitoral no país, Chefe do governo, Aristides Gomes, disse que a melhor forma de agradecer a comunidade internacional é de organizar eleições de maneira transparente e ter uma gestão democrática da vida política, social e cultural.
O líder do executivo guineense, advertiu neste particular que a população guineense deve pressionar as instituições da República para que no futuro o país possa criar condições para poder financiar as suas próprias eleições. Aristides Gomes adianta ainda que a democracia começa na capacidade de criar as instituições que possam gerir a vida do país.
O Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas no país, José Veigas Filho  assegurou que esta é uma contribuição significativa para o fundo comum e mostra uma garantia que a Guiné-Bissau estará em condições de organizar o seu processo com sucesso. Acrescenta ainda que é de suma importância que o recenseamento de todo processo eleitoral seja credível aos olhos do povo guineense, sendo assim, a CNE e GTAPE, devem ter condições para executar os seus mandatos com segurança e competência.
Para o Encarregado de Negócios da União Europeia na Guiné-Bissau, Alexandre Borges Gomes, ajuda da sua organização tem sido prática de facilitação, apoio à participação com monitoria eleitoral de parte da sociedade civil, promoção da acessibilidade das mesas de voto, assistência técnica e agora financeira. Nesse sentido, Borges Gomes disse que a melhor maneira que o povo da Guiné-Bissau tem de agradecer ao contribuinte europeu é aderir massivamente ao recenseamento eleitoral.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *