REGIÕES DE GABÚ, BAFATÁ E OIO APRESENTAM O MAIOR NÚMERO DE MIGRAÇÃO IRREGULAR

O Assistente Coordenador da Organização Internacional de Migração (OIM), Sandro Tavares Moreira, revelou esta sexta-feira, 07 de dezembro 2018, que em todo o país as regiões de Gabú, Bafatá e Oio apresentam maior índice de dados de migração irregular, razão pela qual a cidade Gabú foi escolhida para realizar festival cultural sobre  migração irregular .
Sandro Tavares Moreira falava em conferência realizada na sede da ONG “Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP)” em Bissau, para falar dos preparativos do primeiro festival de migração a realizar-se  no dia 15 de dezembro sob lema “Guiné-Bissau i terra rico”.
No festival, segundo Sandro Tavares Moreira, serão utilizados instrumentos culturais nomeadamente, músicas e peças teatrais em forma de alerta sobre os desafios que existem e que o mundo enfrenta e, através de ações de sensibilização, mostrar os riscos àqueles que não têm noção clara dos riscos e das consequências que a migração irregular traz a uma sociedade ou comunidade.
Segundo o representante da ONG italiana Manitese Piero Meda, a organização que representa na Guiné-Bissau pretende com este primeiro festival cultural  de Gabu congregar toda a juventude daquela região leste do país, para  sensibilizá-la sobre uma temática muito importante na Guiné-Bissau que é a migração irregular.
Para o conselheiro do Grupo Cultural Netos de Bandim, Jacinto Mango (Atcho Express), as ações de sensibilização são fundamentais para atenuar a  problemática da migração.
“É importante levar artistas e músicos para o festival para despertar a juventude local sobre o fenómeno da migração clandestina. O evento visa também despertar populares de Gabu, e  outras regiões, para perceberem que vale a pena organizar este tipo de festival”, realçou Atcho Express.
Por: Carolina Djemé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *