Campanha eleitoral : “PROGRAMA ELEITORAL DO PAIGC É DOS GUINEENSES E PARA DESENVOLVER A GUINÉ-BISSAU” – DSP

O líder do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, disse este sábado, 16 de fevereiro de 2019, que o programa eleitoral do seu partido foi feito pelos quadros dirigentes daquela formação política e que estará em condições de implementá-lo assim que vencer as eleições legislativas agendadas para o dia 10 de março.

O presidente do partido libertador falava durante um mega comício popular realizado na cidade de Gabú (círculo eleitoral 16), concretamente no bairro de algodão, para assinalar a abertura da campanha eleitoral para as eleições legislativas. 

Os libertadores reuniram milhares de pessoas provenientes de diferentes aldeias que constituem o setor de Gabú (círculo eleitoral n° 16) que elege quatro (04) deputados para ouvir a partir do líder daquela formação político as grandes linhas do programa eleitoral que será transformado no programa de governação em caso da sua vitória no escrutínio do dia 10 de março. A caravana do líder dos libertadores que se fazia acompanhar dos seus vice-presidentes bem como de altos dirigentes do partido entrou a antiga “Nova Lamego – Gabú” por volta das 18 horas e foi direto para a sede regional, depois seguiu-se para o local do comício.

O líder dos libertadores reconheceu ainda no seu discurso que o seu partido com os populares de Gabú encontram-se de costas viradas durante muito tempo, contudo diz que, “se quiser reconciliar com uma base e o que se deve fazer primeiro é pedir desculpas. Somos um partido grande, então não devemos sentir a vergonha de reconhecer que há alguma coisa que fizemos no passado que não está certo. Viemos a Gabú para vir pedir desculpa e dizer aos homens grandes que, as pessoas que conduziram o PAIGC ao erro já não estão no partido”.

Sobre o programa eleitoral, assegurou ainda que não é importante escrever apenas o programa eleitoral, é preciso sim, estar comprometido com o mesmo. Acrescentou neste particular que o programa eleitoral responsabiliza o partido que o concebeu e traduz a visão do partido e a sua responsabilidade.

Pereira fez a promessa da energia elétrica em Gabú por estar mais próximo da zona de barragem elétrica da Guiné-Conacri que permitirá que todo o país tenha a corrente elétrica e ao preço acessível. Avançou ainda que a bauxite de Boé pode servir de uma alavanca importante para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, por isso sustentou que a partir desta região vai se construir uma linha de Comboio que não vai viabilizar apenas a exploração de bauxite, mas permitirá a mobilidade dentro do território nacional.  

Salienta-se que a região de Gabú elege no total 14 deputados. Em 2008, os libertadores elegeram nove (09) deputados e nas últimas eleições legislativas de 2014, conseguiram apenas cinco (05), ou seja, perderam quatro deputados. 

Por: Assana Sambú

Foto: AS

1 thought on “Campanha eleitoral : “PROGRAMA ELEITORAL DO PAIGC É DOS GUINEENSES E PARA DESENVOLVER A GUINÉ-BISSAU” – DSP

  1. Paigc pudi tene erro no passado mas DSP vem corrigir os erros.
    Pabia de kila ou pui malandros ka misti.
    El ikonta claro di kuma PAIGC ku lei itorna garrande riba de tudo militantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *