POLÍCIA JUDICIÁRIA GUINEENSE INCINERA DROGA APREENDIDA NA SEMANA PASSADA

A Polícia Judiciária, incinerou esta quinta-feira, 14 de março, 789 quilogramas de Cocaína, apreendida no país na semana passada num camião frigorífico de transporte de pescado. O ato foi testemunhado pelo Primeiro-ministro, Aristides Gomes, Procurador-Geral da República, Bacari Biai, ministro do Interior, Edmundo Mendes e algumas entidades estrangeiras.

Após a incineração da Droga realizada em Bissalanca, arredores de Bissau, Aristides Gomes, disse que é fundamental o combate ao narco tráfico sendo o fenômeno que ameaça existência do Estado e as possiblidades reais em poder captar os investimentos para o desenvolvimento da população guineense.

“A Droga passa pelo nosso território, mas não é consumida, porque só é consumida nos países em que há recursos para o seu consumo. Portanto é um combate comum contra o dinheiro sujo que acaba por financiar causas sujas, nomeadamente o terrorismo internacional. É fundamental arranjar os meios para equipar as nossas instituições encarregues deste combate. Sendo assim, temos em projeto a condecoração de todos agentes que participaram de maneira ativa no enquadramento e na monitorização deste processo que conduziu à apreensão do estupefaciente que hoje é incinerado”, informou.

Para a Diretora Nacional da Policia Judiciaria (PJ), Filomena Mendes Lopes, explicou que faz duas semanas que foi lançada a fase final da “Operação Carapau” que visou essencialmente proceder a interceptação e apreensão de uma considerável quantidade de produto estupefaciente, destinada a transitar no território nacional para a sub-região.

Aquela responsável judicial contou que à PJ local teve colaboração da Unidade de Combate à Criminalidade Transnacional nesta maior apreensão de cocaína no país. Revelando que o produto apreendido tinha como destino primário a República de Mali para depois atingir outros mercados com particular destaque para Líbia e a Europa.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *