Para a nomeação do PM: COMUNIDADE RELIGIOSA ANUNCIA QUE JOMAV INICIA NA SEXTA-FEIRA AUSCULTAÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS

O Porta-voz da comunidade religiosa, Carlos Quissangue, anunciou esta segunda-feira, 10 de junho de 2019, que o Presidente da República, José Mário Vaz, vai iniciar uma audição de partidos políticos com o assento no parlamento na próxima sexta-feira, com o propósito de nomear o novo primeiro-ministro e consequente formação do governo.

Pastor Quissangue falava aos jornalistas depois de uma audiência com o Chefe de Estado guineense, que para além da Comunidade Religiosa, reuniu-se igualmente com os representantes do Conselho das Mulheres Facilitadoras e da Comissão Organizadora da Conferência da Reconciliação Nacional para a Paz, com o intuito de analisar a situação política vigente.

A reunião do Presidente José Mário Vaz acontece numa altura em que o país completa 90 dias depois da realização das eleições legislativas que ditou a vitória (relativa) aos libertadores (PAIGC), mas continua sem a nomeação do Primeiro-ministro indicado pelo partido vencedor do escrutíneo de março.

O porta-voz da comunidade religiosa, o pastor da Igreja Evangélica Carlos Quissangue, disse na sua declaração aos jornalistas que o Presidente da República lhes informou durante o encontro que nesta sexta-feira iniciará consultas com os partidos políticos para a nomeação do novo Primeiro-ministro. Acrescentou ainda que o Chefe de Estado mostrou-se preocupado com a situação.

“Disse-nos que o momento é de os guineenses pensarem em mudar a linguagem e tomar o rumo a paz e o desenvolvimento”, contou, para de seguida, assegurar que a reunião visa informar-lhes da situação real do país, tendo em conta os últimos acontecimentos depois das eleições legislativas de 10 de março.

Salienta-se que as mulheres facilitadoras saíram da reunião com PR sem prestarem qualquer declaração à imprensa.  

Por: Epifania Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *