PJ GUINEENSE DETEVE 264 QUILOGRAMAS DE COCAÍNA E TRÊS CIDADÃOS COLOMBIANOS

A Polícia Judiciária guineense deteve esta segunda-feira, 02 de setembro, 264 quilogramas de cocaína embalados em mais de 200 pacotes. A operação denominada “NAVARRA”, levada ao cabo pela brigada de drogas e estupefacientes daquela corporação policial, culminou na detenção da carga de estupefacientes entre as cidades de Caió e Canchungo, região de Cacheu, no norte da Guiné-Bissau e de oito indivíduos, 3 cidadãos colombianos, 1 maliano e 4 nacionais respetivamente.

Eram no total cinco variedades (marcas) de droga, designadamente: TOP, LV, OK E TBE. Segundo a polícia, cada quilograma de cocaína corresponderia a 17,5 mil Euros no mercado. O total da carga corresponderia a mais de 4,5 milhões de Euros (aproximadamente três bilhões de francos cfa).

A PJ suspeita que parte da droga, 3 sacos, será propriedade do mesmo grupo de fornecedores cuja carga de 789 kg de droga tinha sido apreendida em março deste ano. Fonte daquela corporação policial informa que a polícia suspeita que as drogas pertencem à rede terrorista Alqaeda do Magreb, associada à rede internacional ALQAEDA.

Em declarações aos jornalistas, o diretor nacional adjunto da PJ, Domingos Monteiro Correia, explicou que a operação foi desencadeada há duas semanas e culminou com a apreensão das 264 quilogramas da cocaína e dos oito suspeitos de diferentes nacionalidades e incluindo cidadãos guineenses. Lembrou que a polícia, desde a primeira hora, mostrou o seu engajamento na luta cerrada contra o tráfico de estupefacientes, sobretudo no desmantelamento de redes de traficantes.

“Efetivamente apreendemos 3 colombianos, 1 maliano e 4 cidadãos guineenses. A operação vai continuar. Portanto a polícia, mais uma vez, manifesta a sua determinação no combate às redes do tráfico de droga”, contou para de seguida avançar que a droga foi desembarcada anteontem numa localidade que não especificou por razões de segurança.

Informou ainda que a droga entrou por via marítima, tendo sido parte dela apreendida em Caió e outra em Canchungo. Esclareceu ainda que a operação vai prosseguir e que nas próximas horas poderão ser detidos mais suspeitos.

Refere-se que a Polícia Judiciária deteve a 9 de março do ano em curso, ou seja, nas vésperas das eleições legislativas, 789 quilogramas da droga nos arredores da capital Bissau. A droga (cocaína) estava a ser transportada num camião frigorífico apreendido pelos agentes da brigada de droga daquela corporação policial, na estrada que liga o aeroporto internacional Osvaldo Vieira à cidade de Safim (região de Biombo).

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *