LUÍS TAVARES REVELA QUE CPLP PRETENDE REFORÇAR SUA PRESENÇA NA GUINÉ-BISSAU

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo-Verde, Luís Filipe Tavares, disse hoje, 13 de setembro de 2019, que a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) está a diligenciar junto do governo guineense a forma para a retoma dos projetos sociais e económicas iniciados na Guiné-Bissau, de forma a reforçar a presença da CPLP, bem como a abertura da embaixada de Cabo-verde no país.

Depois do encontro com o Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, a missão da CPLP chefiada pelo Secretário Executivo, Francisco Ribeiro Telles, Luís Filipe Tavares disse que a visita enquadra-se no âmbito de um convite formulado a Cabo-Verde e à CPLP pelas autoridades guineenses, para se inteirarem dos preparativos para as eleições presidenciais marcadas para o dia 24 de novembro próximo.

Explicou que a CPLP tem apoiado os países membros nas eleições e que é nesse quadro que estão a trabalhar para que as presidenciais guineenses decoram de forma livre, justa e transparente.

“Vamos aguardar tranquilamente o decorrer do processo das eleições presidenciais a fim de trabalharmos humildemente na Guiné-Bissau”, disse o diplomata Cabo-verdiano.

Além do processo de realização das eleições de novembro, Luís Filipe Tavares disse ter abordado com José Mário Vaz questões relacionadas com a situação da Guiné Bissau e a cooperação entre Guiné-Bissau e Cabo-Verde. Nesse sentido, disse ter percebido o entusiasmo e o interesse demonstrado pelo Presidente da República relativamente às relações económicas entre os dois países.

Sobre os observadores da CPLP para as eleições presidenciais, disse que estão a trabalhar junto com as autoridades guineenses.  Aproveitou a ocasião para felicitar os guineenses de forma tranquila e pacífica como decorreram as legislativas de 10 de março, reconhecidas posteriormente pela comunidade internacional como justas e transparentes.

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *