Eleições presidenciais: SUPREMO TRIBUNAL EXCLUE PROVISORIAMENTE SETE CANDIDATURAS E APROVA DOZE

O Supremo Tribunal de Justiça excluiu provisoriamente sete (7) das dezanove (19) candidaturas para as eleições presidenciais agendadas para o dia 24 de novembro próximo. Trata-se de candidatos Aladje Djimo, Armando Adepdoc Có, Nancy Germano Schwartz Okeigwe, Luís Nancassa, Nadeem Daniel dos Reis Cabral de Almada, todos independentes e Impossa Ié de Centro Democrático (CD) e Jorge de Nascimento Nonato Otinta do Partido da Ciência e da Cidadania (PC).

Segundo a lista divulgada pelo Supremo Tribunal de Justiça, foram admitidos provisoriamente apenas 12 candidatos e os sete excluídos nesta primeira fase de avaliação das candidaturas terão 48 horas, ou seja, nos dias 14 e 15 do mês em curso para apresentarem as suas reclamações junto do STJ, antes da fixação da lista definitiva que será no dia 16 de outubro.

Assim ficam admitidos candidatos Domingos Simões Pereira apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Umaro Sissoco Embaló do Movimento Para Alternância Democrática (MADEM G-15), Nuno Gomes Nabiam da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Idriça Djaló do Partido da Unidade Nacional (PUN), Mamadu Iaia Djaló do Partido Nova Democracia (PND), António Afonso Té do Partido Republicano da Independência para Desenvolvimento (PRID), Gabriel Fernando Indi do Partido Unido Social Democrata (PUSD), Vicente Fernandes do Partido da Convergência Democrática (PCD) e Baciro Djá da Frente Patriótica para Salvação Nacional (FREPASNA).

Em relação a candidatos independentes, STJ admitiu provisoriamente José Mário Vaz [candidato que concorre a sua própria sucessão], Carlos Gomes Júnior e Mutaro Intai Djabi.

A campanha eleitoral, segundo o calendário de comissão eleitoral, terá início no dia 1 de novembro próximo. O escrutínio realiza-se a 24 de novembro e a eventual segunda volta no dia 29 de dezembro.

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *