PRIMEIRO-MINISTRO DIZ QUE VAI RECORRER ÀS “TECNOLOGIAS AVANÇADAS” PARA CONFIRMAR AUTENTECIDADE DO ÁUDIO SOBRE INCITAÇÃO DO GOLPE

O Primeiro-ministro, Aristides Gomes, disse hoje, 24 de Outubro de 2019, que o governo vai recorrer às “técnicas avançadas” para confirmar a autenticidade dos áudios e vídeos da incitação ao golpe de Estado, proferidas na voz do General Umaro Sissoco Embaló, dirigente e o candidato às eleições presidenciais do Movimento para Alternância Democrata (MADEM-G 15).

Gomes tornou público a intenção do governo, durante uma declaração aos jornalistas na sua residência oficial, depois do seu regresso esta noite do Senegal, onde se encontrava no dia em que denunciou na sua página (Facebook) a tentativa de golpe com o propósito de comprometer as eleições presidenciais agendadas para o dia 24 de novembro do ano em curso.

“Nós não temos a necessidade de manipulação nenhuma. Estamos a cumprir o nosso dever de criar todas as condições para que a situação seja controlada, que são condições fundamentais para irmos às eleições”, assegurou o Primeiro-ministro.

Questionado se o áudio apresentado é a única prova da tentativa do golpe na posse do governo até agora, Gomes informou  que inquérito  está em curso. “O inquérito tem que partir de um elemento qualquer e partiu deste áudio”.

“Se o inquérito conseguir ter provas sustentáveis, é uma coisa. E se não conseguir ter provas sustentáveis, é o resultado do inquérito”, relativizou.

Sobre a realização das eleições presidenciais, explicou que condições estão reunidas para o começo  da campanha eleitoral.

“O ficheiro eleitoral já é o mesmo ficheiro com o qual a CNE irá organizar as eleições. É aquele ficheiro que foi objeto de uma auditoria. Os auditores voltam para o país novamente para confirmar a autenticidade desse ficheiro. A cópia do ficheiro foi entregue na devida altura a CEDEAO”, esclareceu.

Assegurou que a reivindicação principal dos candidatos numa determinada altura caiu face à decisão da Comissão Nacional de Eleições em trabalhar apenas com o ficheiro das eleições legislativas.

Por: Assana Sambú

1 thought on “PRIMEIRO-MINISTRO DIZ QUE VAI RECORRER ÀS “TECNOLOGIAS AVANÇADAS” PARA CONFIRMAR AUTENTECIDADE DO ÁUDIO SOBRE INCITAÇÃO DO GOLPE

  1. Caro Primeiro Ministro o correto seria antes do Senhor divulgar alegada tentativa de Golpe de Estado no seu Perfil “facebook “, deveria faze-lo através do órgão competente ( Procuradoria Geral da Republica ) , detentor de Ação Penal. O que o Senhor fez nao é atitude de um Estadista.
    Urge começarmos tratar problema de Estado com muita responsabilidade. Oxalá, que Deus Abençoe Abundantemente a Guiné Bissau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *