Carnaval 2020: COMISSÃO ESTIMA ORÇAMENTO DE MAIS DE 150 MILHÕES DE FCFA PARA PREMIAÇÕES E LOGÍSTICA

O presidente da Comissão Nacional Organizadora do Carnaval 2020 (CNOC), Jorge Handem, revelou esta terça-feira, 14 de janeiro de 2020, que a Camisão que lidera estimou um orçamento de mais de 150.000.000 (cento e cinquenta milhões) de Francos CFA para cobrir toda a logística, premiações de grupos, rainhas, máscaras e inclusive o carnaval infantil. Segundo Jorge Handem, as premiações terão o maior bolo com um terço do dinheiro orçado para carnaval 2020, calendarizado para decorrer de 13 a 25 de fevereiro, iniciando com a exposição de fotografias do carnaval e máscaras, desfile regional e nacional.

Handem anunciou que a comissão vai desafiar proprietários/as das barracas no espaço verde (Bairro D’Ajuda) a decorarem as barracas com trajes das etnias nacionais, mas esse desafio será mediante um sorteio com nomes das diferentes etnias nacionais que será realizado pela própria comissão do carnaval.  

Carnaval 2020 subordinado ao lema “Carnaval do reforço da identidade nacional e transformação social” abre ainda possibilidade para concurso gastronómico entre barracas e vencedor terá a oportunidade de representar a Guiné-Bissau na diáspora.

Uma das maiores apostas da comissão, de acordo com Jorge Handem, passa pela internacionalização do carnaval em termos de danças, máscaras, trajes, cânticos e gastronomia. Neste sentido, o presidente da comissão organizadora pede colaboração de proprietários das barracas a colaborarem com os elementos da comissão para que essa ideia se concretize. 

Dados avançados por Jorge Handem indicam que a maior festa cultural do país terá 23 concursos, o de grupos, máscaras, a nível regional, nacional e infantil. Ao nível regional desfilarão 10 grupos mais Sector Autónimo de Bissau com o desdobramento dos setores de Bolama e Bubaque, no arquipélago dos bijagós.

Para além de um grupo que virá representar cada região no desfile nacional, em Bissau, a comissão abre ainda a possibilidade para concorrentes individuais a nível das 10 regiões identificadas. Um concurso nacional, um individual a nível nacional e um concurso de carnaval infantil interescolares, campanhas de sensibilização, concurso fotográfico e documentário sobre o carnaval guineense.

Em relação a premiações a nível nacional, a comissão prevê o seguinte: 6.000.000 de francos CFA para o primeiro lugar; segundo lugar levará uma soma de 4.500.000 (quatro milhões e quinhentos mil) francos CFA e terceiro lugar deverá ficar com 3.000.000 (três milhões) francos CFA. O primeiro lugar, a nível dos grupos, terá ainda o privilégio de conseguir 45 bolsas de formação técnico-profissional na área da agricultura. 

Na categoria individual para concurso nacional, o primeiro lugar ganhará 800 mil francos CFA , segundo lugar 600 mil francos CFA e terceiro lugar  levará 400 mil francos CFA.

Em relação às regiões, a comissão decidiu premiar primeiro lugar na categoria dos grupos com 1.000.000 de francos CFA, 750 mil francos CFA para segundo lugar e terceiro lugar terá 500 mil francos CFA. E no plano regional individual, primeiro lugar levará 400 mil francos CFA, segundo lugar 300 mil francos CFA e terceiro lugar terá como prémio 200 mil francos CFA.

No âmbito do desfile infantil a nível das escolas e jardim no sector autónomo de Bissau, vencedor do desfile levará para o seu cofre 200 mil Francos CFA, 100 para o segundo lugar e 50 mil francos CFA para o terceiro lugar e cada grupo participante terá direito a materiais didácticos.

Por: Djamila da Silva

Foto: D.S

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa