CNE CONFIRMA RESULTADOS DAS PRESIDENCIAIS DA GUINÉ-BISSAU E CONFIRMA VITÓRIA DE SISSOCO EMBALÓ

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou hoje os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló, tendo rejeitado as reclamações apresentadas pelo representante da candidatura de Domingos Simões Pereira.

A CNE realizou hoje mais uma sessão plenária, que durou cerca de oito horas, para cumprir o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que ordenava um novo apuramento nacional dos resultados.


“Na falta de consenso a nível do plenário, o secretariado-executivo da CNE delibera indeferida a pretensão do requerente”, refere-se na ata divulgada pela CNE, acrescentando-se que “não preenche os requisitos previstos na lei eleitoral” e que os fundamentos das reclamações “não têm matéria de direito”.

O STJ da Guiné-Bissau ordenou à CNE que fizesse um novo apuramento nacional dos resultados após um recurso interposto pelo candidato apontado como derrotado, Domingos Simões Pereira, alegando fraude e irregularidades no processo.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ameaçou no sábado impor sanções a quem perturbasse o processo eleitoral e apelou ao diálogo entre a CNE e o STJ para resolver o contencioso eleitoral.

Segundo o apuramento nacional da segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro, Sissoco Embaló venceu o escrutínio com 53,55% dos votos, enquanto Domingos Simões Pereira obteve 46,45%

In. Lusa

4 comments

  1. Pedro Gomes disse:

    Parabéns UsE pela Vitória e votos de muitos sucessos.
    Bom trabalho com muita humildade nas com firmeza para fazer face as manobras das estrategias de quem se considera o mais inteligente e que so quer ver o Guiné a fundar.
    Força e Deus ssteja ao teu lado para o melhor para o povo irmão da Guiné- Bissau

  2. Abduramane Djalo disse:

    Vocês não pessoa certa alguém que ama seu país assim que faz obrigado e orgulho

  3. Manture disse:

    DPS TAMBEM CAIO NA QUELE QUE ATE ÁGORA NENHUM LÍDER DO PAIGC ULTRAPASSAR !
    AS SUAS PALAVRAS DE FELICITAÇÕES ENDEREÇADA
    AO SEU CONCORRENTE ERA A META DE MALDIÇÃO DA
    QUELA FORMAÇÃO POLÍTICA.
    ELE SERIA CO-PRESIDENTE DESTE MANDATO DE USE
    INFELIZMENTE O CONDUZIRAM A ERRAR

  4. João disse:

    Pela milésima vez, a CNE vem confirmar o resultado da vontade popular expressa nas urnas. E por falta de honestidade e coerência, o PAIGC persiste nas suas loucuras e sonhos que só cabem nas cabecinhas formatadas dos seus fanáticos. Olhem uma vez por todas no espelho, talvez haja ainda, no fundo de cada um de vós, a ideologia recalcada que defendem uma democracia alicerçada nos valores da honestidade, da justiça e da unidade nacional e veem se reconhecem o fracasso e resignem, na mesma servir-se para preparar a base do partido, não mais sob a demagogia duma pessoa falhada, mas sim nos ideais que sempre nortearam este histórico partido. Ainda há tempo de fazer o que é certo, para o bem do país e do seu povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa