Covid-19: NÚMERO DE INFETADOS SOBE PARA 15 NA GUINÉ-BISSAU

O Porta-voz da Comissão Interministerial de Combate a Coronavirus, Tumane Baldé,  anunciou esta sexta-feira,  03 de abril de 2020, que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 6 (seis) novos casos positivos no país, totalizando 15 o número das pessoas infetadas pelo Covid-19 na Guiné-Bissau.  Apesar dessa subida, assinalou que os números de suspeitos mantém-se em 37 casos.

O especialista em saúde pública informou aos jornalistas que os seis novos casos fazem parte dos dados de exames das 17 amostras enviadas ao laboratório, das quais dez deram negativo e uma inconclusiva. 

Segundo o porta-voz da comissão, os pacientes estão a ser avaliados clinicamente  pela equipa da gestão clínica e confirmou que o Centro de Atendimento e Tratamento do COVID-19, instalado no Hospital Nacional Simão Mendes, já está disponível para o tratamento dos pacientes, com a capacidade de albergar 40 pessoas. Conduto, referiu que neste momento só estão disponíveis vinte camas para internamento.

“Quero aqui pedir a nossa população a seguir as orientações das autoridades sanitárias e governamentais, porque o Coronavirus existe no nosso país e está a evoluir paulatinamente”, aconselhou para de seguida sublinhar que estão a ser criadas todas as condições básicas para o diagnóstico laboratorial do novo vírus.

A comissão interministerial alerta que existe o risco de contaminação no interior do país, concretamente no setor do Canchungo, região de Cacheu, porque um dos infectados esteve em Canchungo por alguns dias antes de ser diagnosticado positivo por Covid-19.

“Até ao momento a região de Biombo é a única região com casos positivos fora de Bissau, os dois primeiros casos confirmados”, precisou.

De acordo com Tumane Baldé,  a tendência é ter mais casos de infetados, porque “o povo continua a ignorar a presença do Covid-19 na Guiné-Bissa”.

Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa