Figura da semana: JOVEM “CIENTISTA” INVENTA GERADORES QUE FUNCIONAM COM VINAGRES DE LIMÃO E DE CAJÚ

[SEMANA 17_2020] Sila Donque é um jovem inventor e inovador guineense que criou geradores que funcionam a água e vinagre de limão e de sumo cajú, uma alternativa para quem não tem energia elétrica em casa. A sua mais recente criação é um gerador de vinagre de cajú que consegue dar iluminação e carregar baterias de telemóveis, como também criou “luvas comando”, que faz movimentar o carro brinquedo que o inventor criou.

Uma das primeiras invenções do jovem cientista foi uma barragem de água cujo movimento rotativo lança 15,5 Volts de energia eléctrica, suficiente para fazer funcionar equipamentos domésticos.

Com um olhar tristonho, Sila Donque, disse na entrevista ao semanário o Democrata que o governo não criou condições necessárias para desenvolver os talentos de pequenos criadores guineenses, contudo aproveitou a ocasião para encorajar todos os artistas a criarem mais.

BIOGRAFIA

Sila Donque de origem guineense, nasceu em 1989, em Abril, na República do Senegal, região de Sedhiou, secção de Kerébam/Missera. Mudou-se para a Guiné-Bissau em 1998 e instalou-se em Pelundo, região de Cacheu. Depois do conflito político militar de 1998, mudou-se para Bissau. Com apenas nove anos de idade, começou a familiarizar-se com as máquinas complexas como rádios, televisores, telefones, geradores, aviões, carros, computadores, etc.

Em 2004, o Sila concretizou a sua primeira invenção-inovação com a montagem de um pequeno estúdio da rádio comunitária, prontamente designada “Voz de Luanda”, estúdio montado a base de materiais usados recolhidos do lixo. Em 2009, Sila apresentou uma pequena TV capaz de sintonizar a Televisão da Guiné-Bissau (TGB) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), dois canais televisivos públicos no país. No mesmo ano representou a República do Senegal num evento de Inventores e Inovadores Africanos, no Mali, onde ficou na segunda posição entre inventores concorrentes.

De 2010 a 2011, Sila Donque apresentou uma nova invenção, um telemóvel que leva quatro catões SIM. No mesmo ano foi classificado na primeira posição num evento de Inventores Africanos realizado em Cabo Verde, quando representou outra vez a República do Senegal. Entre 2012 e 2013, Donque inventou um Gerador a funcionar com vinagre de limão.

Por: Djamila da Silva

Foto: D.S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *