APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIFFT-CAJU DA ONG SHELTER FOR LIFE INTERNATIONAL


1.1.          Filosofia da organização

A visão de Shelter for Life como uma organização humanitária internacional é ajudar as pessoas pobres a ganhar maior autonomia. A sua missão é “demonstrar o amor de Deus, permitindo que as vítimas de conflitos e desastres restaurem as suas vidas e reconstruam as suas comunidades”. A filosofia da ONG está no slogan “Restaurar a vida reconstruindo comunidades”. Hoje, SFL está particularmente comprometida com a luta contra a pobreza, ajudando os pobres, melhorando as suas condições socioeconómicas, refugiados e deslocados de guerras e conflitos. A sua sede é em Minnetonka, Minnesota, Estados Unidos da América.

1.3 Objectivo do projecto LIFFT-CAJU

O objetivo da Shelter for Life (SFL) é de trabalhar em conjunto com Agências Governamentais, Cooperativas, Processadores, Compradores e Instituicoes Financeiras  nos 6 anos do projeto – LIFFT-Caju. A Shelter for Life (SFL) compromete-se numa parceria durante toda a duração do projeto na cadeia de valores do cajú na região SEGABI ( Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau). A SFL irá trabalhar para dar apoio ao projeto LIFFT-Caju que tem por objectivo aumentar a produção, processamento e comercialização na região SEGABI e nos mercados internacionais e locais. Apesar de estar a operar em três diferentes países, um aspeto crítico do programa LIFFT-Caju é a promoção da integração regional do setor do cajú, bem como a harmonização de políticas governamentais  relacionadas com o cajú no Senegal, Gâmbia, e Guiné-Bissau e incrementar nas diversas áreas, tais como:

  • Melhorar a infraestrutura do comércio do cajú
  • Facilitar o acesso aos serviços financeiros para agricultura
  • Desenvolver e reforçar as ligações do mercado
  • Aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de RCN
  • Aumentar o acesso a informação no Mercado do cajú

1.4  O Papel da SFL será:

  • Reforçar as capacidades das Agências Governamentais na gestão do seu pessoal para ser capaz de prestar melhores serviços aos produtores, processadores e comerciantes. Este esforço irá envolver medidas relacionadas com o desenvolvimento organizacional, capacitação dos líderes e gestores, formação, controlo de qualidade e marketing.
  • Ajudar no processo de estruturação dos atores da castanha de cajú em entidades profissionais. Irá incluir também a promoção de serviços para os seus membros, tal como assistência técnica e aconselhamento, comunicação com os líderes políticos em questão de relevância para a indústria. Para além da gestão administrative e capacidade de gestão, o projeto irá proporcionar também assistência técnica especializada, para além de apoio a participação em foruns.

Apoiar a organização de produtores e seus sindicatos incluindo o registo legal de tais organizações e formação técnica em gestão aos seus oficiais em áreas tais como a governação, gestão operacional, finanças, técnicas de auditoria, desenvolvimento de negócio, planos de marketing, entre outras. Os sindicatos irão ter apoio para facilitar a organização de assembleias anuais e irá ter apoio na organização de um corpo profissional para a supervisão do setor. As cooperativas irão receber apoio para apresentar propostas de negócio e a relação comprador-fornecedor irá receber apoio para atingir o seu potencial

Convidamos assim, todas as cooperativas, processadores e compradores  a juntarem-se ao Projeto LIFFT-Caju da Shelter for Life International (SFL).

Contato Tel:

Senegal: Laurent Gomis – COP tel. (00221) 77 529 57 60

Guiné-Bissau: Elisabete Dumbia A. Silva – DCOP tel (00245) 95 556 75 08

Gâmbia: Kebba Jassey – M&E, Office Representative of SFL in Gâmbia tel (00220) 353 53 86

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa