Diário de Covid-19 : COES CLAMA POR HIDROXICLOROQUINA E AZINTROMICINA PARA PESSOAS COM COVID-19

O Coordenador do Centro de Operações de Emergências em Saúde, Dionísio Cumba, disse hoje, 21 de maio de 2020, estar preocupado com a falta de medicamentos, nomeadamente: o hidroxicloroquina e azintromicina para o tratamento das pessoas infetadas por Covid-19, particularmente para as que estão  internadas com um quadro  clínico respiratório muito desproporcional.

A preocupação foi manifestada durante a habitual apresentação do boletim diário sobre a evolução da situação do novo Coronavírus na Guiné-Bissau. Cumba, que preside também o Instituto Nacional de Saúde (INASA), explicou que algumas pessoas internadas necessitam destes medicamentos que deverão  chegar do exterior no voo de amanhã, 22 de maio do ano em curso.

De acordo com os dados apresentados hoje, o número de infetados subiu de 1089 para 1109 na Guiné-Bissau. Foram analisadas 71 amostras, das quais 20 resultaram positivo (18 do sexo masculino), 32 testaram negativo e 19 inconclusivas. Mantem-se em 42 o número de recuperados e 06 óbitos.

O Democrata soube de uma fonte que, supostamente, por iniciativa do governo, o Xarope  produzido  à base da Artemísia, proveniente de Madagáscar, estará a ser distribuído, mas o coordenador do COES disse desconhecer a sua composição bem como se a distribuição ou utilização está em curso no país. 

Em conversa telefônica, Dionísio Cumba afirmou que até neste momento “não há nenhum estudo em curso, da parte do Instituto Nacional da Saúde Pública (INASA), em medicina natural para tratamento da Covid-19”.

Em relação ao estado de saúde do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, que tem aparecido ao público sem que tenha o recebido  resultado da segunda análise, Cumba, sem desmentir e nem avançar nenhum pormenor sobre o assunto, disse apenas que se informaria a respeito.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa