Diário de Civid-19: SOBE PARA SETE O NÚMERO DE ÓBITOS POR COVID-19 NA GUINÉ-BISSAU

O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio  Cumba, confirmou hoje, 25 de maio de 2020, mais um óbito por Covid19 e o número de mortes por novo coronavírus subiu de 06 para 07, num total de 1178 casos de infeção confirmados.

A morte foi anunciada durante a habitual apresentação do boletim diário sobre a evolução da situação de novo coronavírus na Guiné-Bissau. Cumba informou que a vítima era um cidadão português de 71 anos de idade internado desde 16 de maio no hospital de Cumura, periferias de Bissau.

“Hoje não há atualização dos dados epidemiológicos devido a questões técnicas com que se depara o Laboratório Nacional de Saúde Pública. Assim, mantém-se o número de infetados em 1178,  dosquais 42 recuperados, 07 óbitos confirmados e 1130 casos ativos”, assinalou.  


O Coordenador de Centro das Operações em Saúde (COES) informou que neste momento 20 pessoas estão   internadas no Hospital Nacional Simão Mendes,   das quais 15 são casos confirmados de COVID e 05 suspeitos, todos cidadãos estrangeiros (um cidadão Russo, um Mauritaniano e três cidadãos chineses). Dionísio Cumba frisou que esses cidadãos foram  internados devido ao quadro clínico que apresentam, sendo que dois estão com insuficiência respiratória e estão a usar o oxigénio.

As autoridades sanitárias continuam sem ter informações sobre o paradeiro da primeira pessoa infetada na região de Bafatá.

Dionísio revelou que está a ser  montado um centro para análise de amostras de COVID numa das universidades do país, que já está na sua fase final.





Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *