Secretário Estado de Cultura: “JOSÉ CARLOS SCHWARTZ NÃO PODE SER ESQUECIDO NO PANORAMA CULTURAL GUINEENSE”

O Secretário de Estado da Cultura, Francelino Cunha, defendeu esta quarta-feira, 27 de maio de 2020, que uma pessoa com a dimensão de José Carlos Schwartz (Zé Carlos), pioneiro da música moderna guineense, não pode ser esquecida no panorama cultural guineense. 

Francelino Cunha falava na cerimónia de homenagem a José Carlos Schwartz, realizado na sua campa no Cemitério Municipal de Bissau.

A homenagem contou com as presenças de músicos nacionais, homens da cultura guineense e amigos. Cunha disse que o malogrado era um homem da cultura, “de maneira que esta data não pode passar despercebida, mesmo com o ataque da pandemia de Coronavírus que o país e o mundo em geral estão a enfrentar”.

“Podemos falar de José Carlos Schwartz em cinco dimensões essenciais, um homem multifacetado e dotado de muitos dons”, realçou.

O Secretário de Estado da Cultura destacou como a primeira dimensão de Zé Carlos, a de artista e musico de intervenção que deixou várias obras musicais que ajudaram a despertar a consciência nacionalista na luta de independência e que hoje serviram de fonte de inspiração para a nova geração.

Na segunda dimensão, Cunha falou de José Carlos Schwartz poeta, escritor e pensador nato, também grande linguista, porque o “domínio que tinha de cantar o crioulo era incrível”. Também era um grande compositor e é a sua participação na política, enquanto combatente de liberdade da pátria.

“De palavras ao microfone, passando à caneta e até ao ponto de ser preso”, descreveu Francelino Cunha.

O governante frisou que uma pessoa dessa dimensão intelectual e humana não pode ser esquecida, sobretudo num dia como hoje, data da sua morte, que também é comemorada como dia da música moderna guineense.

“José Carlos Schwartz era um homem super, tomando em consideração a sua idade muito jovem de 27 anos, mas conseguiu ter um departamento político e sabendo que o país estava sob o jugo colonial, fez tudo que estava ao seu alcance para sermos livres e independentes”, enfatizou.


Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *