Figura da semana: JOVEM FOTÓGRAFO ABDEL REPRESENTA GUINÉ-BISSAU NA EXPOSIÇÃO EM LISBOA

[SEMENA 24_2020] O jovem artista e fotógrafo guineense, Abdel Queta Tavares, representa a Guiné-Bissau até 13 de junho de 2020 na exposição virtual intitulada “Right Now” da galeria lisboeta Underdogs. A galeria pretende com o evento, expor obras inéditas do confinamento devido ao novo Coronavírus (Covid-19) e conta com 32 artistas da “street art” para criarem obras, durante o confinamento, apenas com materiais à mão.

“Quando me convidaram para fazer parte dessa exposição, eu aceitei, fiquei muito contente e decidi fazer auto-retrato. Decidi tirar uma fotografia normal, da forma como estou em casa, em modo de confinamento. Não foi difícil para mim, mas também não foi fácil”, explicou Abdel Queta Tavares, numa declaração à RFI – Rádio França Internacional.


BIOGRAFIA

Abdel Queta Tavares nasceu na Guiné-Bissau em 1992. É fotógrafo, diretor criativo e stylist. Aos 14 anos mudou-se com a família para Lisboa, onde permaneceu durante 10 anos. Foi aí que a sua veia criativa começou a tomar corpo, começando com a compra de uma máquina fotográfica simples, tirando auto-retratos em casa, o que levou depois a uma paixão acentuada pela fotografia.

Queta Tavares busca inspiração e motivação em tudo que o leva a contemplar a vida, que o faz sentir-se especial e traz-lhe felicidade: cores, sorrisos, caras, detalhes, expressões e tudo o que enriquece a sua criatividade e impulsiona-o a fotografar. Em 2016 mudou-se para Londres, onde foi descoberto numa loja de Shoreditch pelo fotógrafo britânico, David Cantor, que ficou fascinado com a sua roupa e o seu chapéu vermelho e pediu-lhe que se deixasse retratar. Essa mesma fotografia acabou por ganhar o Taylor Wessing Photographic Portrait Prize, um dos prémios de fotografia mais prestigiados no mundo, tendo sido exposta depois na National Portrait Gallery e em muitos outros locais, em Londres.



Por: Sene Camará

Foto: AQT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa