Conselhos

ALGUNS CONSELHOS IMPORTANTES

“O mundo evoluiu no seu todo… as empresas, sejam elas públicas ou privadas, estão confrontadas com muitos desafios, as exigências são outras, atualmente. Já não se empregam gentes; mas sim, compram-se os serviços (prestação) junto de profissionais qualificados, mediante um contrato”. (by Nhuparbai).

 

O currículo profissional deve causar uma boa impressão mesmo antes do candidato ser entrevistado pessoalmente. Em meio de muitos currículos que o selecionador de RH recebe todos os dias, fazer com que ele se interesse exatamente pelo SEU currículo é o primeiro passo a dar.

“A principal função do currículo é deixar o recrutador com uma boa impressão a ponto de convidar o candidato para uma entrevista. Através deste resumo, o recrutador poderá decidir em poucos minutos se o profissional possui as características desejadas ou não”, afirma headhunter do portal Recrutando.com, Luiz Pagnez.

Porém, o especialista alerta que o selecionador só será “fisgado” se encontrar realmente o que está procurando, pois geralmente os selecionadores trabalham focados em uma vaga específica e vão procurar características e palavras- chave que atendam aquela demanda.

“Se a necessidade é encontrar um gerente de projetos com experiência no segmento da construção civil, não adianta o candidato destacar um PhD em Harvard se não deixar claro no objetivo profissional que ele atua como um gerente de projetos”.

Os especialistas em recrutamento e seleção, recomendam vivamente de fazer o CV em uma ou duas páginas (para os mais experientes), é suficiente. Mas sobretudo em levar em conta respeitar três ideias básicas: verdade, simplicidade e eficiência, para uma maior credibilidade e confiabilidade ao seu currículo, permitindo ao recrutador encontrar o funcionário ideal e não ter surpresas no momento da entrevista.

Verdade: Você não deve acrescentar habilidades (dizer que o seu inglês é fluente sendo que ele é básico, por exemplo) e qualificações que você não tem, já que estas artimanhas são facilmente descobertas. Por outro lado deixar de falar das suas qualidades e talentos que o diferenciam das outras pessoas pode fazer você perder boas oportunidades.

Simplicidade: Os examinadores tem uma enorme carga diária de avaliação de currículos (dezenas e talvez centenas) e não podem (e não vão) perder tempo examinando um documento complexo ou confuso.

Eficiência: Ele deve apresentar de forma direta tudo o que o analisador precisar saber sobre você e que condiz com a vaga em questão.

Antes da entrevista, é importante conhecer/tentar conhecer a empresa, seus produtos/serviços para refletir a saber o que podes aportar se se for recrutado.

2 comments

  1. sadjo camara disse:

    quando estive tenho opurtunidade de ler as noticias deste vosso jornal mas agora nao tenho oportunidade de ter acesso a este vosso e nosso jornal, hoje estou feliz por encontrodo atraves de website onde posso ler artigos, noticias e os outros assuntos nacionais e internacionais. estaremos juntos.

  2. Braima disse:

    Agradeco muito a este jovem jornal, pela oportunidade que nos da para acompanhar o que passa no mundo e principalmente na nossa querida GUINE. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa