Figura da Semana: EDDI GOMES E A ESTREIA D’OURO DOS ‘DJURTUS’

O defesa-central Edigeison Almeida Gomes (Eddi Gomes) teve uma estreia de ‘ouro’ pela seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau. Foi o autor do único golo da partida frente à Namíbia, no Estádio Nacional 24 de Setembro’, valendo três pontos para os ‘Djurtus’ e consequentemente a liderança do Grupo K de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) a realizar nos Camarões, em 2019.

Até a altura de optar pelas cores nacionais, Eddi Gomes representava os Sub’23 da Dinamarca, país onde cresceu. Pela seleção dinamarquesa,Gomes esteve nos Jogos Olímpicos do Brasil – Rio’2016, tendo sido eleito como o futebolista mais alto.

Nesta campanha de eliminatória para o CAN’2019, Eddi Gomes constitui uma das novidades do selecionador guineense, Baciro Candé, uma escolha que deu fruto. Os Djurtus lutam para marcar sua segunda presença numa fase final da maior prova de futebol africano.

Biografia

Edigeison Almeida Gomes nasceu no dia 17 de novembro de 1988, na Guiné-Bissau. Cresceu na Europa, concretamente em Dinamarca, onde começou o seu percurso futebolístico em 2005/2006, representando as camadas de formação de Herlev, onde permaneceu durante sete (7) anos, de 2005/2006 à 2011/2012.

Na época 2012/2013 mudou-se para outro clube dinamarquês, o HB Koge, onde no primeiro ano efetuou dois jogos. Na sua segunda e última temporada ao serviço de Koge, alinhou em vinte e nove (29) partidas e apontou três (3) golos. Na mesma época deixou HB Koge para outra equipa da Dinamarca, desta vez o Esbjerg FB, onde jogou 19 vezes e assinou um golo.

Desde 2015 que deixou a liga dinamarquesa para uma nova experiência no campeonato da República Popular da China, onde representa até hoje os chineses de Henan Jianye Football Club. No seu ano de estreia, jogou (vinte e sete) 27 partidas. Em 2016 realizou 13 jogos e marcou dois golos e esta temporada já soma doze (12) jogos e dois golos.

 

 

Por: Sene Camará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa