Figura da semana: ERNESTO DABÓ ELEVA AS CORES NACIONAIS NA ‘BALADA LITERÁRIA’ DO BRASIL

O académico, músico e escritor guineense, Ernesto Dabó, participou num evento literário – ‘Balada Literária’, em São Paulo, Brasil, a convite do escritor brasileiro Marcelino Freire, criador e curador de ‘BALADA LITERÁRIA’, que este ano registou a sua 11ª edição, onde representou de forma sábia a pátria de Amílcar Lopes Cabral. O fato foi testemunhado pelos estudantes guineenses na terra de Vera Cruz.

“A minha vénia e reconhecimento a todos os que organizaram e participaram nesse monumento à amizade, que é a BALADA LITERÁRIA. Ao Marcelino Freire, criador e curador do BALADA, digo apenas um infinito obrigado”, escreveu Dabó na sua conta pessoal na rede social facebook.

Dabó manteve igualmente o encontro com os estudantes guineenses em São Paulo, no âmbito do projeto Guiné-Bissau Além Fronteiras, com apoio da Reitoria da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). O encontro na Reitoria de Unesp teve como objetivo discutir a questão da transição de colónia a Estado Moderno da Guiné-Bissau.

BIOGRAFIA
Mohamed Ernesto Dabó nasceu em Bolama, no dia 18 de Julho de 1949, onde inicia os seus estudos primários. Cedo, viaja para Portugal, a fim de prosseguir seus estudos. Faz parte de grupos de jovens artistas guineenses que funda um movimento artístico-cultural, do qual surge o primeiro agrupamento de música moderna da Guiné-Bissau, o “Cobiana Djazz” e o registo do primeiro disco pelo conjunto “Djorson”, onde faziam parte José Carlos Schwarz, Aliu Bary e Duco Carlos Fernandes. Em 1971, é o primeiro artista guineense a passar na Rádio Televisão Portuguesa (RTP).

É Licenciado em Direito e Mestre em Direito Interna¬cional. Ativista cultural, com incursões em diferentes áreas artísticas e destacado compositor, autor e intérprete da música moderna guineense.
Em 2013 faz a gravação do seu primeiro álbum discográfico “lembrança”. Autor do livro intitulado “PAIGC: Da Maioria Qualificada á Crise Qualificada”.

 
Por: Sene Camará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa