Figura da semana: GUINEENSE ALFA CANTÉ É SUCESSO DA MODA AFRO-EUROPEIA

figura-da-semana

O estilista guineense, Alfa Canté, é um espelho do talento que existe na Guiné-Bissau e representa atualmente duas marcas, Fashion Canté e Alfa Canté. A sua arte está patente nas peças de vestuário que cria, através das quais demonstra uma peculiaridade notável.  São peças coloridas com traços alegres, fruto da fusão da experiência e do profissionalismo que foi acumulando e consolidando ao longo dos anos.

Desde sempre sonhara e acreditara que um dia seria um estilista, pois corria nas suas veias o talento para o design. A forma criativa como usa tecidos africanos para dar asas à sua imaginação revela o melhor da essência da moda afro-europeia. Ou seja, a fusão da moda africana e europeia. Já organizou dois desfiles de moda em Bissau, nos quais contou com a participação de grandes estilistas da Gâmbia, do Senegal, da Costa do Marfim, do Mali, da Alemanha e da Bélgica. Mesmo sem apoios até a data, o jovem talento usa meios próprios. Bateu as portas, mas nenhuma delas abriu-se-lhe. Agora vive na Europa e participa em muitos eventos do tipo desfiles de moda. Abriu também uma Alfaiataria em Portugal.

BIOGRAFIA

Alfa Úmaro Canté nasceu no dia 15 de outubro de 1980, na cidade de Bula, Norte da Guiné-Bissau. Teve uma passagem por Dinamarca, onde fez, no ano 2008/2009, o curso de Estilismo – Design de Moda e Costura. Vive em Portugal, com grande ligação e reputação no seu país natal, Fashion Canté é uma marca conceituada na Guiné-Bissau e nos países da sub-região.

A iniciativa de ser estilista e a paixão pela moda vêm desde criança.  Aos dez anos de idade, em Bula, Alfa Canté aprendeu a sua arte com um costureiro chamado Tio Tcherno. Mais tarde, deixou a sua terra natal para vir estudar em Bissau. Em 2004 emigrou para Portugal a procura de melhores condições de vida. No ano 2011 abriu uma loja na Guiné-Bissau com o nome Fashion Canté. Em 2012 foi a vez de abrir outra Alfaiataria também com o nome Alfaiataria Fashion Canté. A prosperidade de Canté começou em 2013/2014, altura em que começou a ter maior aderência de clientes, que começaram a acreditar no seu trabalho. Foi considerado melhor estilista da África – zona UMOA em 2015 e no mesmo ano participou no Fashion Weekend Gâmbia. Com reconhecida qualidade na Europa, participará no evento Fashion África no solo luso em 2017.

 

 

Por: Sene Camará

Foto: Fashion Cante

 

 

 

One comment

  1. Sary carvalho disse:

    Que Deus continue abençoando a sua careira,
    O seu sonho, tenho orgulho de ter
    te como amigo e irmão bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa

error: Meu amigo o conteúdo está protegido!