Figura da Semana: GUINEENSE WELKET BUNGUÉ LANÇA QUINTO FILME: ‘ARRIAGA’

[SEMANA 15_2019] ‘Arriaga’, o novo filme do realizador guineense Welket Bungué, estreia no próximo mês de maio em “IndieLisboa 2019”. Segundo o ator, ‘ainda há muito para ser contado, tendo como fundo as vivências das zonas periféricas de Lisboa, lugares com potencial disruptivo, mas ainda adormecidos’.

‘Arriaga’ é a quinta obra cinematográfica do ator e estreia no IndieLisboa – 16.º Festival Internacional de Cinema a 4 de Maio às 21h30 no Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira e é reexibido a 8 de Maio às 21h30 no Cinema São Jorge – Sala 3, com a presença do próprio realizador, lê-se numa nota enviada à redação do jornal O Democrata. 

                                       BIOGRAFIA 

Welket Bungué é ator, realizador, guionista e performer. Nasceu a 07 de Fevereiro de 1988 em Xitole [sul da Guiné-Bissau]. É membro permanente da Academia Portuguesa de Cinema. Pertence igualmente às companhias de teatro ‘RASTILHO’ de Lisboa e SEARA de Beja, de que também é co-fundador. Iniciou a sua formação artística em 2005, acabando por tirar a licenciatura em Teatro no ramo de Atores e pós-graduado em Performance.

Realizou a curta “BASTIEN” e integrou o elenco de “Joaquim” de Marcelo Gomes, como também no filme intitulado “KAMINEY” do realizador indiano Vishaal Bahardwaj. Em 2011, recebeu o ‘Prémio AEGBL’ de Artista Revelação pela Associação de Estudantes Guineenses em Lisboa na Faculdade de Letras de Lisboa. Em 2012 foi distinguido com o “Prémio de Melhor Ator” em “MUTTER”, no Primeiro Festival de Cinema Quinta Praia – ESMERIZ. Em 2017 esteve nomeado para os Prémios de Cinema Cineuphoria na categoria de melhor Ator em Curta-Metragem pela sua interpretação no filme ‘BASTIEN’.

De 2006 a 2017 interpretou personagens em duas dezenas de filmes (cinema), 8 telenovelas e 8 teatros. Welket, é fluente em português, crioulo e inglês. Bungué é também locutor para entidades internacionais, bem como desenvolve Escritas Dramáticas, Argumento de Cinema, Performances. 

Por: Sene CAMARÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *