GOVERNO PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE FINANCIAMENTO DA ECONOMIA E MELHORIA DE AMBIENTE DE NEGÓCIOS

O Ministério da Economia e Finanças através da Secretaria de Estado de Plano e Integração regional, promoveu terça-feira, 24 de Fevereiro, uma conferência sobre financiamento da economia e melhoria de ambiente de negócios, em colaboração com o projecto de reabilitação do sector privado e de apoio ao desenvolvimento agro-industrial.

A conferência decorreu num dos hotéis da capital e juntou técnicos de diferentes instituições públicas bem como os representantes do sector privado.

Presidindo a cerimónia de abertura da conferência, o ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins afirmou que países em desenvolvimento como a Guiné-Bissau, tem constrangimentos macro-económicos e estruturais que limitam a sua capacidade de aceder ao mercado internacional de capitais.
Apelou os guineenses para uma reflexão profunda que permita resolver o problema de financiamento da economia e da melhoria do ambiente dos negócios.

O governante disse que o executivo está ciente desta dificuldade, por isso está a trabalhar arduamente no sentido de desempenhar o seu papel de regulação e criação de condições favoráveis para o sector privado. Acrescentou por outro lado que para alcançar o sucesso é preciso ter em conta três aspectos fundamentais, designadamente a melhoria do ambiente de negócio, a formação dos recursos humanos e a infra-estruturação do país.

Geraldo Martins disse que a Guiné-Bissau faz parte dos países onde fazer os negócios é mais difícil, por isso sustentou que o objectivo da conferência visa a identificação das principais causas da dificuldade de negócios, bem como procurar encontrar as soluções possíveis.

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *