ESCASSEZ DA CHUVA PROVOCA PERDA DE SEMENTEIRAS

A chuva escassa e irregular nos últimos meses na Guiné-Bissau provocou a perda de muitas sementeiras, refere um boletim informativo do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do país divulgado hoje.

“Muitos agricultores perderam as sementes” lançadas à terra no início da época chuvosa – que vai de maio a novembro – refere o documento divulgado pela Agência de Notícias da Guiné (ANG).

A chuva tem caído com maior intensidade desde a segunda quinzena de agosto e os técnicos do Ministério da Agricultura guineense acreditam que os níveis médios de pluviosidade ainda podem ser repostos até final de outubro, evitando impactos mais graves na produção agrícola.

O ministério sugere ainda aos agricultores que experimentem culturas alternativas às tradicionais, tais como o sésamo, feijão de ciclo curto, mandioca e arroz irrigado, bem como culturas hortícolas e criação de animais de ciclo curto para se protegerem da instabilidade dos rendimentos agrícolas.

A maioria da população da Guiné-Bissau continua a depender da agricultura como fonte de rendimentos, mas também para obter os alimentos diários.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *