REUNIÃO ENTRE UNTG E COMISSÃO NEGOCIAL DO GOVERNO FOI INCONCLUSIVA

A reunião entre a Comissão Negocial do governo e da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical (UNTG-CS) foi inconclusiva, disse uma fonte ao semanário O Democrata.

A fonte adiantou que a reunião durou pouco mais de 30 minutos porque a equipa negocial do governo não teria “poder de decisão”.

“Estivemos reunidos hoje, com o chefe de gabinete do primeiro- ministro, José Paulo Semedo, a conselheira do Primeiro-Ministro para área social,  Lígia Monteiro, o Presidente da Sociedade Civil, Fodé Caramba Sanha, o diretor geral da administração pública, Carlos Kennedy de Barros, e a célula de diálogo social de UEMOA, mas não saiu nada de novo do encontro que durou pouco mais de 30 minutos, porque a equipa negocial do governo não tinha poder de decisão” explicou.

“O Primeiro-Ministro, Nuno Gomes Nabiam, comprometera-se, num encontro que tivemos, tendo anunciado publicamente que iria assumir as rédeas de negociações, pagar dois meses de carga horária aos professores, a reposição de descontos de salários aos funcionários públicos, nomeadamente os da saúde e das finanças, e o desbloqueio do código W. Nesta reunião, apresentámos um esboço, de acordo com as recomendações deixadas pelo Primeiro-Ministro, mas disseram-nos para suspender a reunião para permitir que a Comissão apresentasse o documento  ao primeiro-ministro”, explicou, informando que voltarão à mesa de negociações na segunda-feira.

Recorda-se que o encontro negocial da sexta-feira, 24 de setembro, foi convocado, no dia 23, pelo Ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Tumane Balde, para, entre outros assuntos, debater com a equipa negocial da UNTG  a greve vigente no setor da saúde.

Na última segunda-feira, 20 de setembro, os profissionais da saúde boicotaram as suas atividades em todo o território nacional, exigindo melhores condições de trabalho, assim como a aprovação e promulgação de carreiras de médicos, enfermeiros e parteiras.

Através de uma carta com referência n° 510, de 22 de setembro, com o assunto: envio de diplomas legislativos relativos aos técnicos de saúde,  o ministro da saúde pública, Dionísio  Cumba, solicitou ao vice- primeiro ministro, ministro do conselho de ministros e dos assuntos parlamentares e coordenador da área económica, Soares Sambú, o agendamento, discussão e aprovação dos projetos de carreira dos médicos, dos enfermeiros e das parteiras, para “imprimir nova dinâmica ao ministério da saúde pública, com vista a corresponder às exigências que o atual governo impõe ao setor de saúde”.

Por: Tiago Seide

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *