A Academia “Foot Center Ondame” (FCO) é uma mina de talentos futebolísticos que montou o seu quartel-general nas instalações da Base Aérea da Guiné-Bissau. O FCO conta actualmente com cerca de quinhentos (500) atletas de diferentes faixas etárias entre escolinhas, infantis, iniciados, juvenis e juniores. Tem dez técnicos e um director técnico que trabalham com os jovens jogadores durante os dias úteis da semana. FCO já colocou três jogadores no mercado europeu, dois na Itália e um em Portugal.
O FCO foi criado há seis anos (Abril de 2009). Numa entrevista exclusiva a “O Democrata”, o presidente do referido centro, Alberto da Silva Dias (Beto), disse que a iniciativa surgiu quando era dirigente da equipa principal sénior de Ondame que militava na segunda liga nacional de futebol. Um cidadão de nacionalidade francesa, Richard Eminem, vira Beto a trabalhar com uma dúzia de miúdos e sugeriu a formação de uma Escola de futebol, avançando como nome de “Foot Center Ondame”.
A ideia inicial era apoiar filhos de funcionários públicos e órfãos, “mas foi crescendo até que se decidiu criar uma Academia. Começou a organizar-se então uma estrutura para materializar uma escola de futebol. A ideia de fundar uma escola de futebol vinha sendo desenvolvida desde 2000. Chegou-se a convidar o senhor João Domingos Nafatcha para tornar esse sonho uma realidade, mas este desculpou-se. Apenas em 2009 é que se conseguiu tornar o projecto uma realidade. Nafatcha foi o primeiro técnico convidado para trabalhar na academia na qualidade do conhecedor da formação dos futebolistas”.
Desde o ano passado que a FCO conta com uma parceria com a organização portuguesa, Position Number, que representa os interesses do clube francês Mónaco, que passaria a fornecer os equipamentos necessários para os treinos a Foot Center Ondame. Em 2014 o FCO recebeu da Position Number 400 kits para treinos, entre botas, camisolas, meias, calções e 100 bolas.
Segundo os responsáveis da FCO, a filosofia da Academia foi sempre ir ao encontro dos miúdos e formar um jogador guineense diferente. O exemplo disso são as zonas onde o projecto está presente, como por exemplo, os bairros de Bandim, em Cacoma, Quélélé, CIFAP e Madina. Mas neste momento funciona apenas na Base Aérea e no Bairro de Hafia.
Beto justificou o porquê de traçar o objectivo de fazer um jogador guineense diferente: “na verdade o maior problema dos futebolistas africanos em geral é no aspecto técnico e táctico, porque o seu contacto com a bola é muito reduzido. Por isso, centramos o acento tónico nestes dois aspectos, criando nas crianças uma capacidade de perfeição no domínio da bola”.
O FCO casou-se com a Position Number desde Janeiro de 2014, tendo já recebido muitos apoios em material desportivo, assim como uma assistência da organização lusa para o enquadramento dos atletas da Academia no futebol do velho continente.
O Foot Center Ondame já conta com três futebolistas na Europa, nomeadamente os irmãos gémeos Jean Claude e Jean Pierre, que estão no Sporting de Portugal e Sampdoria de Itália respectivamente, assim como Eduardo Baldé que está igualmente numa outra formação italiana. Neste momento a direcção da Academia prepara um grupo de 9 jogadores com todos os agendamentos feitos devendo deixar o país com destino a Europa. Apesar disso apenas os processos de três deles estão quase concluídos e se tudo correr como previsto seguirão viagem para o mercado europeu no primeiro trimestre deste ano.
Beto mostrou-se confiante na capacidade técnico-táctico dos seus atletas para um eventual teste de admissão nos clubes europeus.
A nossa reportagem assistiu a fase final dos treinos matinais dos miúdos da escolinha da Academia FCO. As crianças deixaram boas impressões e tudo indica que têm potencialidades e que no futuro poderão ser bons jogadores da nossa selecção nacional e revelarão grandes capacidades técnicas dentro do rectângulo do jogo.
No final da sessão matinal, “O Democrata” acompanhou a palestra do técnico Nhaté Mutna Boata com os miúdos. Este monitor aconselhou as crianças para se cuidarem durante o fim-de-semana e não contraírem lesões nos jogos em casa.
O nosso repórter teve uma conversa com uma criança que sonha jogar no Manchester United da Inglaterra. Questionada sobre o jogador que tem como referência, a sua resposta não foi tão comum. Erivelton António Nancassa de 14 anos contou a “O Democrata” que o seu ídolo é Betem Coulibali, o veterano futebolista que jogou vários anos no Benfica de Bissau. Concluiu expressando o desejo de ver os seus colegas de equipa chegarem ao mais alto nível do futebol mundial como ele próprio deseja atingir.
Por: Sene Camará
Fotografia: Marcelo N’ Canha Na Ritche






















eu sou guiniensse residido em londre na inglaterra ha mais de 23 anos,gostei deste projectos dos jovens da nossa terra que visa a criar uma base para o futuro craques da nossa equipa nacional,tambem vai evitar esses jovens desviar para uma vida erada de banditismo, delinquencias etc. i am proud to be a guinean and i would be interested to be a part of this organisation in future plan any kind of contribuition and help this young generation of my belove country,god bless guinea bissao peace and love
Boa sorte ,,,iniciativa foi boa,, continue com este nobre projecto pq na verdade quem tem a ganhar com isso e o pais,,por isso merecem tbm um especial atencao do governo em particular da secretaria do estado da cultura e desporto, sem esquecer tbm da FFGB.
para O DEMOCRATA vos digo brigado pela belissima cronica de forma sabia de nos informar sobre este grande projecto que outrora nao tinhamos conhecimento da sua existencia.
Grandes abrasos…..