Guiné-Bissau: Novo ministro da Administração Interna investido pelo PR
Bissau – O Presidente da República, José Mário Vaz, conferiu posse esta quinta-feira, 12 de Março, ao novo ministro da Administração Interna, Octávio Inocêncio Alves.

Falando à PNN durante a cerimónia, Mário Vaz disse que Octávio Alves assume estas funções num momento de particulares exigências e de profundos desafios para todos os actores institucionais do Estado da Guiné-Bissau, que exige grandes esforços, responsabilidades e procura de consensos alargados, sobretudo quando o assunto é afirmar a autoridade do Estado, prevenir e reprimir a criminalidade e garantir a segurança dos cidadãos e dos seus bens.

«A nossa experiência comum revela que os guineenses reclamam do poder mais segurança, confiança, tranquilidade e transparência», disse o Chefe de Estado.

Para José Mário Vaz este clamor faz-se sentir ainda mais no seio das mulheres e jovens, por um novo momento com as forças de segurança em que, aos olhos dos cidadãos, um polícia seja visto como um amigo cuja presença significa tranquilidade e, acima de tudo, maior segurança e protecção.

«Polícia com uniforme deve ser um factor de dissuasão e representar o símbolo da autoridade do Estado, que não pode utilizar esta prerrogativa para aterrorizar a população, quando em última instância deve ser defensor e guardião do cidadão», referiu.

Por outro lado, o Presidente da República destacou o trabalho levado a cabo pelo então ministro da Administração Interna, Botche Candé, que classificou como trabalhos de uma enorme paixão e dedicação.

«A paixão e a dedicação com que exerceu o seu mandato neste posto, e pelos serviços prestados ao país e às forcas de segurança, mas a força das circunstâncias inerente exclusivamente à gestão do assunto de Estado e na defesa dos supremos interesses da nação ditaram a sua substituição no cargo», disse José Mário Vaz.

O Chefe de Estado fez também elogios ao secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca, que nos últimos tempos geriu interinamente o funcionamento do Ministério da Administração Interna.

(c) PNN Portuguese News Network

2015-03-12 15:34:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *