Odete Costa Semedo: “MUNDO ESTÁ MUDAR NUMA VELOCIDADE SEM PRECEDENTES”

A ministra da Educação Nacional Maria Odete Costa Semedo disse esta terça-feira, 07 de Julho, que o mundo está a mudar a uma escala e uma velocidade sem precedentes, e estas transformações rápidas e abrangentes têm profundas consequências sociais. Para o entedimento da governante, as escolas encontram-se sob pressão das alterações de vínculo sociais provocando agitações e abrem espaços para debates de ideias.

Odete Semedo falava a’O Democrata na cerimónia de encerramento da Primeira Semana da Ciência na Guiné-Bissau sob lema “A Ciência para o Desenvolvimento” organizado pela Secretaria de Estado do Ensino Superior e investigação Científica nas instalações de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP).

Esta responsável pela pasta da Educação Nacional defendeu que os progressos da ciência e a tecnologia colocam a sociedade os “desafios de formar os cidadãos competentes, instituídos e instruídos, criativos e inovadores”. Por outro lado, Semedo lançou um desafio ao INEP, a Universidade Amílcar Cabral (UAC) no sentido de proximamente organizarem um fórum, onde poderão ser debatidas as questões culturais e pensando a ciência e a tecnologia.

O Diretor-Geral do Ensino Superior Fode Mané explicou que objetivo da realização desta semana da ciência é para demostrar efeitos em termos da investigação e produção científica na Guiné-Bissau, despertar sobre a existência das instituições e pessoas que trabalham no domínio científico no nosso país para ver o que podia ser feito ou se fazer.

Fode Mané acrescentou por um lado que esta semana da ciência demostra a importância da ciência na nossa vida, sobretudo alertar que o tão almejado desenvolvimento não se pode conseguir sem o conhecimento e premissas fundamentadas em bases teóricas seguras. “Queremos despertar o interesse e a curiosidade dos jovens estudantes, docentes e associações juvenis para a ciência de investigação científica na base dos objectivos preconizados”.

O Diretor-Geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) Leopoldo Amado assegurou que a instituição que dirige estabeleceu um roteio para ciência, em que todas as organizações da pesquisa e da sociedade irão dar seu contributo no sentido de dizer o que devemos fazer nos próximos tempos para que esta chama da ciência esteja viva. “O INEP vai contribuir com todo o seu potencial, em termos da investigação, pondo a disposição a sua biblioteca e arquivos para que as crianças possam familiarizar-se cada vez mais com as ciências”.

Recorde-se que esta semana da ciência na Guiné-Bissau teve duração de cinco dias onde tomaram parte estudantes universitários, ONG e investigadores.

 

Por: Aguinaldo Ampa    

 

 

 

 

 

2 thoughts on “Odete Costa Semedo: “MUNDO ESTÁ MUDAR NUMA VELOCIDADE SEM PRECEDENTES”

  1. Um FELIZ NATAL Caro Miguel, com muita Safade e Alegria.A respeito do raertto que de1 o mote a este artigo: e9 mesmo como o Nuno diz para estas coisas nunca he1 verba disponedvel… , mas, por outro lado, se por surpresa nataledcia viesse a pfablico que o quadro havia mesmo sido arrematado, pelo justo pree7o, por parte do Estado Portugueas, tratavam logo de se insurgir as “vozes indignadas” do costume “Ah pois agora e9 para raerttos de padres que ve3o os NOSSOS impostos, e tal…” e demais costumeiras mesquinhices (parece que je1 estou a ler as caixas de comente1rios de uns quantos blogues e PdaBLICO online…)Grande Abrae7o,BOAS FESTAS,Lueds Afonso, NBJ, Jape3o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *