Primárias no PAIGC: SERIFO NHAMADJO PREOCUPADO COM CONSEQUÊNCIAS DA PARTICIPAÇÃO DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

O Ex-Presidente de Transição, Manuel Serifo Nhamadjo, mostrou-se hoje, 19 de agosto de 2019, preocupado com a desunião que as primárias pode trazer ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) se o seu presidente concorrer e perdê-las.

Na observação de Serifo Nhamadjo, Domingos Simões Pereira enquanto líder do seu partido tem um papel importante após as primárias, que é promover a união e servir-se ao mesmo tempo de ponto de ligação e da coesão entre os candidatos que vão às primárias do PAIGC.

Nhamadjo defende que a democracia interna do partido seja muito saudável e coesa, exorta por isso transparência na atuação da equipa que vai conduzir a elaboração dos critérios para os candidatos às primarias.

“Está a ser elaborado um documento que vai definir critérios dos candidatos é bom que seja uma coisa transparente e congregadora, permitindo assim que qualquer concorrente se sinta à vontade. E é bom ressalvar dois aspectos que quem vai participar na elaboração e definição dos critérios não pode ser concorrente por questões de transparência e isenção, para que todos possam concorrer em pé de igualdade e mediante votos secretos”, defendeu Nhamadjo.  

Referiu, no entanto, que o país precisa de uma pessoa que serve de ponte, ou seja, pessoa que põe diálogo no primeiro plano. O ex-Presidente de transição  acredita pois que ele está perto deste perfil, atendendo a experiência acumulada de dois anos na presidência (2012 a 2014).

“Quero ser a pessoa que vai às presidenciais apoiada pelo PAIGC e ser ainda presidente de todos os guineenses. Se eu perder, vou acompanhar quem vai às presidenciais pelo PAIGC”, notou.

E desmente quaisquer informações sobre a sua desistência na corrida às primárias dos libertadores, uma oportunidade que lhe dá a possibilidades de chegar  às eleições presidenciais de 24 de novembro, caso vença as primárias do PAIGC.

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M

8 thoughts on “Primárias no PAIGC: SERIFO NHAMADJO PREOCUPADO COM CONSEQUÊNCIAS DA PARTICIPAÇÃO DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

  1. estou de acordo com senhor Nhamadjo ele podia ter um profil exactamente, que o PAIGC podia apresentar ao povo da Guine nas eleiçoes 24 de novembro por que ele ja tem muita expriençia acomulada de dois anos como presidente da republica e tambem es um homem de dialogo.

  2. Domingos Simoes Pereira seria o ideal para Guine Bisso, para uma uniao coesa com sentido de estado e de uniao de um paìs muito sofredor que podia estivesse bem desenvolvido… em decadencia por motive de ignorancia de poder!

  3. No momento PAIGC precisa de uma pessoa que possa unir o partido.
    Neste momento quem é pessoa ideal no PAIGC?

  4. Eu concordo com serifo porque se Simões concorrer e perder como é que ele vai poder reconciliar os concorrentes.É bom que ele não concorresse, do meu ponto de vista.

  5. No que diz o respeito pela a comissão que vai elaborar os critérios dos Candidatos que irão as Primárias do Partido, acho que é crucial que haja uma autonomia nesta comissão para que efectivamente haja uma transparência e, assim como também, que os candidatos sintam a vontade de poder efectivamente concorrer de acordo com o perfil estabelecido pela a comissão,também os candidatos devem obedecer e aceitar quando os critérios impedem de irem as Primárias.

  6. A Guiné Bissau na altura precisa de um presidente que vai conseguir manter a estabilidade, coesão no seio dos guineense e dos partidos políticos, e sobre tudo presidente muito forte que não vai se deixar ser manipulado pelos terceiros como acontecia com o ex-presidente Serifo Nhamadjo, de 2012 a 2014 e o mesmo está acontecendo com o José Mário Vaz, de 2014 a 2019… Creio eu que na altura a Guiné Bissau precisa de um presidente capaz de restaurar a paz e a ordem no seio dos guineenses…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *