Após a retirada de polícias: PAIGC RECUPERA A SEDE NACIONAL E RETOMA TRABALHOS DO IX CONGRESSO

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) recuperou ontem, 01 de fevereiro 2018, a sua sede nacional depois de alguns dias da ocupação da parte de forças de segurança que os impediu de realizar o congresso. A retoma da sede, de acordo com as informações, foi possível através da intervenção do novo Primeiro-ministro, Artur Silva que ordenou a retirada das forças de segurança da sede.

Os delegados ao nono Congresso Ordinário do PAIGC retomaram ontem, quinta-feira, os trabalhos do congresso por volta das 22 horas, depois da abertura formal feita na noite de quarta-feira, 31 de janeiro, num dos hotéis de Bissau, onde se formou a mesa do congresso, dirigido por veterano, Francisco Benante.

A mensagem de boas vindas aos delegados e convidados foi proferida por presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Ali Hijazi e, na qual reconheceu que o “partido está ciente que ninguém está acima dos interesses da nação, por isso o partido aceitou o Acordo de Conacri”. No entanto, apelou o cumprimento do referido documento que, segundo ele, indica Augusto Olivais como o nome do consenso escolhido pelos signatários do acordo.

O presidente cessante do partido, Domingos Simões Pereira, aproveitou a ocasião para agradecer todos os militantes e dirigentes do partido pela paciência e tolerância perante o comportamento da invasão à sede da parte das forças de segurança. Pediu ainda aos delegados que permitissem apenas a composição das comissões e os trabalhos serão retomados hoje, no entanto, o pedido foi aprovado pela unanimidade.

Entretanto, a Mesa do Congresso presidida por Francisco Benante, fez a composição das diferentes Comissões, nomeadamente: a Comissão de Verificação do Mandato, Comissão da Redação, do Secretariado, entre outras. Já no dia de hoje, os delegados terão a disponibilidade os documentos necessários que lhes permitem prosseguir com os trabalhos.

Ainda de acordo com as informações recolhidas, os delegados vão analisar ainda hoje os relatórios do Comité Central, de atividades e de contas que serão apresentados pela direção cessante. Ainda de acordo com as previsões, no período da tarde, depois da cerimónia formal de abertura solene do congresso na presença dos convidados estrangeiros e nacionais, os delegados vão analisar e discutir a proposta da revisão do Estatuto do Partido, aprovado por Comité Central.

O Democrata soube ainda que no sábado, prosseguir-se-á com o processo da eleição do novo presidente do partido, se não houver a mudança no programa. Segundo uma fonte junto dos libertadores até neste momento, existe apenas uma lista de candidatura a liderança do partido dirigida por Eng. Domingos Simões Pereira.

Recorde-se que nas vésperas do congresso todas as estruturas do partido, desde a UDEMU, a JAAC e CONQUATSA manifestaram os seus desejos de apoiar a recandidatura de Simões Pereira, ou seja, sugeriram que haja apenas uma única lista.

 

 

Por: Assana Sambú

1 thought on “Após a retirada de polícias: PAIGC RECUPERA A SEDE NACIONAL E RETOMA TRABALHOS DO IX CONGRESSO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *