JOMAV INCUMBE GOVERNO DE ARTUR SILVA DE MOBILIZAR RECURSOS INTERNOS PARA REALIZAR ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

O Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, incumbiu hoje, 02 de fevereiro 2018, o governo a ser formado pelo Primeiro-ministro, Artur Silva, a responsabilidade de mobilizar recursos internos para a realização das eleições legislativas.

O Presidente da República que falava à imprensa, depois de regresso da República vizinha da Guinée-Conakry, onde esteve mais de duas horas para uma reunião com o Presidente daquele país, mediador da crise guineense, Alpha Condé e com Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO, Presidente togolês, Faure Essozimna Gnassingbé.

José Mário Vaz disse aos jornalistas que a reunião mantida em Conakry com os seus homólogos do Togo e da Guinée-Conakry, visa abordar os últimos acontecimentos que se desenrolaram na Guiné-Bissau incluindo a nomeação do novo Primeiro-ministro que, segundo o comunicado da última missão da CEDEAO, não obedeceu o acordo de “Acordo Conakry”. Lembrou ao Presidente Alpha Condé e Presidente Faure Essozimna Gnassingbé, durante a reunião, dos passos dados internamente para a nomeação do novo Primeiro-ministro.

Explicou ainda que o governo a ser liderado por Artur Silva terá uma missão de organizar as eleições legislativas durante o ano em curso. Acrescentou neste particular que o executivo a ser formado terá três missões, designadamente: pagar os salários regularmante; respeitar o calendário eleitoral e [que PR considera de mais importante] assumir o financiamento das eleições.

“Chegamos a um momento na Guiné-Bissau em que nós mesmos, temos que assumir a o destino da nossa terra. As eleições não podem ser financiadas por outras pessoas, não podem ser financiadas por outras instituições. As eleições deste ano serão,  pela primeira vez na história da Guiné-Bissau, financiadas por nós. A soberania começa por aqui, a soberania é pagar salários com recursos próprios, a soberania é também organizar as nossas próprias eleições com os nossos próprios recursos”, advertiu o Chefe de Estado, que entretanto, avançou que este é um desafio que colocou ao executivo a ser formado.

Recorde-se que José Mário Vaz, deslocou esta manhã para Conakry, a convite do Presidente do Togo e igualmente da Conferência dos Chefe de Estado e do Governo da CEDEAO, na presença do mediador da crise guineense, Presidente Alpha Condé da Guinée-Conakry.

 

 

Por: Assana Sambú

Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *