MORREU KOFI ANNAN, EX-SECRETÁRIO GERAL DA ONU

O ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, morreu hoje. Tinha 80 anos. Kofi Annan foi o primeiro africano a desempenhar o papel mais prestigiado na diplomacia mundial tendo sido secretário-geral da ONU em dois mandatos, respetivamente entre 1997 e  2006. Depois de sair de funções, foi ainda enviado especial da ONU à Síria no âmbito da procura de uma solução para o conflito.

Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2001 pelo seu trabalho humanitário na ONU, nomeadamente na criação do Fundo de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária.

Kofi Annan era natural do Gana, onde nasceu em 1938. Na declaração em que comunica o seu desaparecimento, a Fundação Kofi Annan descreve-o como “um estadista global” que lutou toda a vida por um mundo mais justo e em paz.

“Onde quer que existisse sofrimento ou privações, ele chegou às pessoas com a sua profunda compaixão e empatia. Colocou os outros primeiros de forma altruísta, emanando genuína amabilidade, calor e brilhantismo em tudo o que fez”, realça responsável da Fundação.

 

 

In sapo

 

1 thought on “MORREU KOFI ANNAN, EX-SECRETÁRIO GERAL DA ONU

  1. Meus sentimentos para toda sua familia em particular para os africanos,este homem revelou o talento dos africanos perante o mundo,uma vez que derigiu o mais alto cargo no mundo.Que a sua alma descance em paz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *