Carnaval 2019: GRUPO IPNOVE VENCE DESFILE DO SETOR AUTÓNOMO DE BISSAU

O grupo IPNOVE-IP9, foi o grande vencedor, este domingo 03 de março, do desfile do Setor Autónomo de Bissau do Carnaval 2019 sob o lema, Salvaguarda da Memória Coletiva”, tendo acumulado 25 pontos. Na segunda posição ficou o Grupo Chão de Pepel Varela com 23 pontos e no terceiro o Grupo Iris de Brá com 19 pontos.

O desfile do Carnaval 2019 decorreu na Avenida dos Combatentes da Liberdade de Pátria, em frente a Cúria diocesana em Bissau. Participaram apenas três grupos do setor autônimo de Bissau e teve pouca assistência do público. Registou-se também pouca demostração da expressão cultural guineense, como tem vindo a acontecer nos últimos anos. 

Depois da publicação dos resultados, o Secretário de Estado da Juventude Cultura e Desporto, Florentino Dias, disse que os grupos que participaram no desfile do Setor Autônimo de Bissau conseguiram apresentar formas de manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem o diversificado mosaico cultural guineense.

“A atual Comissão Organizadora do Carnaval 2019 tem dupla missão: realizar o Carnaval 2019 e preparar o dossiê de apresentação do Carnaval guineense à inscrição na lista do patrimônio imaterial da UNESCO”. 

O governo explica a fraca participação de grupos no desfile como consequência da campanha eleitoral em curso no país.

Importa salientar que os três grupos que participaram no desfile do setor autônimo de Bissau, vão se juntar amanhã dia 04 de março aos grupos que irão representar as regiões no desfile nacional.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *