Eleições presidenciais: MEMBROS NÃO PERMANENTES DA CNE ATRASAM VOTAÇÃO DE MILITARES E PARAMILITARES EM BISSAU

Os membros não permanentes junto à Comissão Nacional de Eleições (CNE) atrasaram o início dos trabalhos de votação antecipada reservada às forças de defesa e segurança, destacadas para assegurar processo de votação no domingo, tanto em Bissau como nas regiões. 

O processo que devia ter o seu início às 7 horas, só arrancou depois das 8 horas desta manhã, mais de uma hora de atraso, indicou Fernando Bacurim, presidente da Comissão Regional de Eleições de Setor Autónimo de Bissau.

Em causa , segundo o responsável da CRE de Bissau, está uma dívida de mais de cento e sessenta milhões de francos CFA, contraída pelo governo nas eleições legislativas de 10 de março para com os representantes dos partidos políticos junto à Comissão Nacional de Eleições. 

A votação está a decorrer nas instalações da CRE de Bissau e nas imediações também.

“Neste momento, como pode constatar no terreno, o  processo está a decorrer normalmente. Começamos depois das 8 horas, porque os representantes dos partidos políticos nas eleições legislativas tentaram perturbar o processo, mas acabaram por se retirar do recinto da CRE depois do nosso pedido”, informou. Porém, diz ao repórter de O Democrata desconhecer da dívida nem do pagamento ou não da mesma.   

Segundo Fernando Bacurim, as reinvindicações dos representantes dos partidos políticos duraram algum tempo e eram feitas junto à CNE, mas só esta quinta-feira, 21 de novembro de 2019, tentaram perturbar a votação antecipada.  

Voto antecipado, nos termos da lei, também é extensivo às pessoas em mobilidade ou eleitores guineenses que se deslocam para o estrangeiro, por exemplo, para participar nas conferências, estágios ou que eventualmente tenham que viajar por algum ou outro motivo antes do escrutínio, mas tem que ser mediante um pedido de viagem autorizado pelos seus superiores hierárquicos.

“Faz-se mediante uma ordem de missão, carta convite e bilhete de avião como comprovativos”, precisou.

Fernando Bacurim garante, no entanto, que pequenas falhas ocorridas na votação de 10 de março, em alguns bairros circundantes de Bissau, foram saneadas e espera que a votação de domingo não crie  transtornos à sua equipa nem aos agentes da mesa.

Por: Filomeno Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *