Mesa Redonda: GUINÉ-BISSAU PODERÁ “SUPERAR” TODAS AS EXPETATIVAS

A Guiné-Bissau “poderá superar todas as expectativas” na mesa redonda de doadores, avançou uma fonte próxima das negociações, em Bruxelas.

De acordo com a mesma fonte, entretanto não autorizada a falar em nome do governo, “há grandes possibilidades” de o país “garantir” a angariação dos 732 milhões de euros (901.303 mil milhões de Francos CFA) para projectos prioritários, conforme estipulado no plano operacional 2015-2020.
De acordo com o plano estratégico de desenvolvimento que o governo de Domingos Simões Pereira vai apresentar aos doadores e parceiros internacionais, 108 projectos a financiar serão executados no âmbito da visão “Terra Ranka” que se entende entre 2015 a 2020, ou seja para um período de 5 anos. Estes 108 projectos são orçados num valor de 427 milhões de euros, ou seja, cerca de 280 mil milhões de Francos FCA.

Do montante total de 732 milhões de euros, o governo guineense pretende executar um total de 208 projectos (financiados e não financiados).

Recentemente, em declarações aos órgãos de informação, o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, tinha dito que (independentemente do valor angariado) a mesa redonda poderá ser considerada um sucesso se os parceiros considerarem os seus projectos “coerentes, exequíveis e credíveis”.

Ainda assim, na véspera de uma das reuniões mais importantes para as novas autoridades do país, há um grande optimismo entre a delegação guineense. E este optimismo foi reforçado com a possibilidade de uma reunião, esta quarta-feira, 25 de Março, “só com as instituições privadas” à margem da mesa redonda.

Fonte: GBissau

3 thoughts on “Mesa Redonda: GUINÉ-BISSAU PODERÁ “SUPERAR” TODAS AS EXPETATIVAS

  1. Os Guineenses merecem depois de tantos desabores e golpes pelos maus filhos deste pais so tenho que agradecer o senhor primeiro ministro e toda a sua equipa desta vez espero que os golpistas tenham vergonha de nos deixar caminhar

  2. A competência é uma maneira de demostrar confiança e responsabilidade a uma equipe de trabalho, por tanto agradeço todos os esforços dessas pessoas que estão a trabalhar dia a dia pra que o nosso país chegue ao destino traçado e sem esquecer do nosso primeiro Ministro Simões Pereira, um valente homem que quer dar o rumo pra desenvolvimento ao país.

  3. Que Deus nos ajudará para possamos alcançar o que tanto esperamos há muito tempo . Deus benci e gobernu i djuda elis pa e tchiganta es kanua na um bom portu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *