TACIANA BALDÉ CONQUISTA MEDALHA DE BRONZE NA TURQUIA

A judoca nacional, Taciana Rezende Lima Baldé conquistou no passado Domingo (28 de Março) medalha de bronze em Grand Prix Samsung da Turquia.

Baldé começou o ano 2015 em grande, conquistando a terceira colocação na sua categoria numa prova internacional como é o caso do Grand Prix Samsung realizado no solo turco.
“A medalha de 2015 chegou e que venha mais e mais… Obrigada a todos que longe ou perto estão sempre a me enviar energias boas e que torcem por mim”, escreveu a judoca na sua página oficial da rede social facebook.

Com a terceira posição obtida naquela prova internacional de judo, Baldé esta a arrecadar pontos que lhe coloca cada vez mais perto dos jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016, no Brasil a terra que a viu nascer.

Numa entrevista exclusiva em Dezembro do ano passado, Taciana revelou a’ O Democrata que o seu maior sonho é de desenvolver um projecto de judo escolar na Guiné-Bissau com o apoio da Federação Internacional (FIJ) da modalidade que já ajudou alguns países.

A judoca avançara na mesma entrevista ao nosso jornal que pretende pendurar a sua “Kimono”, roupa que profissionais de judo usam na arena para os combates, depois dos jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro para de seguida assumir os comandos da selecção nacional de judô.

Recorde-se que, Taciana Baldé arrecadou nove títulos em 2014. Nomeadamente, o ouro no Campeonato africano de Judô realizado nas Ilhas Maurícias, quando defendeu com êxito o seu título de campeã de 2013 em Maputo (Moçambique). Esta última vitória fez da Taciana a bicampeã africana, primeira classificada no ranking africano e sexta colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.

Além do título de campeã africana, Baldé foi bronzeada na grand slam de Abu Dhabi – Emirados Árabes, Grand Slam Tyumen, Rússia e Grand prix Zagreb, Croácia. Foi medalha de bronze na Grand prix Samsung, Turquia e European Open Varsóvia, Polónia, medalha de prata na European open em Roma, Itália e foi a medalha de ouro nos jogos da lusofonia em Goa, Índia. A atleta sublinhou que o ano 2014 foi a melhor em toda a sua carreira de judoca.

Por: Redação

5 thoughts on “TACIANA BALDÉ CONQUISTA MEDALHA DE BRONZE NA TURQUIA

  1. Força Taciana Balde, é um orgulho enorme para todos guiguis. Muito obrigado, por ter levado o nome da Guiné-Bissau noutro patamar… Agradeço toda sorte no seu carreira e nada que se faça sofrer. Força tudo vai dar certo.

  2. Parabéns Taciana, toda uma nação conta contigo. A nossa terra vive uma nova era, um novo sonho em que todos os seus filhos, da última tabanca ao último canto da diáspora se encontram unidos em torno de um projeto comum ” fazer arrancar a Guiné-Bissau ” rumo ao desenvolvimento sustentável. Tu fazes parte dos promotores desta nova étapa. Temos todos a plena consciência do quão difícil foi e continua a ser o teu quotidiano profissional e sobretudo do esforço abnegado que tens feito para não deixar cair ao solo a bandeira tricolor da renascença africana e da esperança de uma jovem nação. Que Deus te abençoe e te fortaleça diante deste novo desafio que são os jogos do Rio de Janeiro. Estamos contigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *