O Democrata elegeu como figura da semana o futebolista luso-guineense do Benfica de Portugal, José Gomes, uma das promessas do futebol português, que faz parte da comitiva encarnada que visita à Guiné-Bissau entre 11 a 13 de Novembro.
O avançado de 16 anos que milita no júnior A (Sub 19), também é internacional português Sub 17. Com apenas cerca de meio ano, em abril de 2015, a influência de José Gomes nas equipas jovens foi reconhecida pelo Benfica com a assinatura de um contrato como profissional, noticiou “MaisFutebol no Outubro deste ano. Também Gomes destacou-se na goleiada do Benfica B esta época ao Galatasaray por (11 – 1) na Túrquia, onde o jovem natural da Guiné-Bissau apontou três dos onze tentos encarnados.
BIOGRAFIA
José Gomes nasceu no dia 8 de abril de 1999 em Bissau. José Gomes foi descoberto em Bissau pelo empresário Vital Sauane, que o apresentou ao clube dos encarnados de Portugal, que garantiu a contratação do jovem quando tinha apenas 13 anos de idade. O menino de Bissau vive há pouco mais de três anos em Lisboa.
A sua capacidade goleadora tem chamado a atenção dos dirigentes do Clbue da Luz. Sendo um ponta-de-lança de 16 anos, pelo que ainda é juvenil (sub-17). Regularmente é chamado para a camada dos juniores.
Viajou no início da época 2013/2014 para Lisboa, ficando a viver na Academia do Seixal, onde ainda habita. Apesar da mudança completa do ambiente, o jovem avançado teve de imediato um enorme impacto na formação encarnada. A prova são os golos apontados na categoria de iniciados, somando 25 golos na primeira época e 22 na segunda, em apenas 17 jogos, ajudando o Benfica a garantir o título nacional. O menino de Bissau jogou 16 jogos nesta época, no qual marcou 18 golos na sua conta pessoal.
Por: Sene Camará
Fontes: MaisFutebol/Zerozero





















