O Presidente da República, José Mário Vaz, pediu esta terça-feira, 26 de Janeiro, os homens do poder judicial a administrar a justiça em nome do povo. O Chefe de Estado guineense discursava na cerimónia da entrega do novo Palácio de Justiça construído no âmbito da cooperação com o governo da China.
O Chefe de Estado destacou no seu discurso que a República Popular da China sempre esteve ao lado do povo e do Estado da Guiné-Bissau.
“A China esteve connosco ontem, hoje e no futuro; gostaríamos de continuar a contar com a cooperação chinesa na prossecução dos nossos desígnios nacionais do desenvolvimento económico e social”, referiu.
Na sua intervenção, o Chefe de Estado louvou a “singularidade” da cooperação sino-guineense assente em pragmatismo que permitiu a construção de várias infra-estruturas nomeadamente Palácio de Colinas de Boé (sede do parlamento), Palácio do governo e agora Palácio de Justiça.
Para o Ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo, José Antonio da Cruz Almeida, o novo edifício albergará nomeadamente o Supremo Tribunal de Justiça, a Procuradoria-Geral da Republica, o Tribunal de Contas o Tribunal Administrativo Superior.
O Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Wang Hua explicou que a decisão do governo chinês e do seu povo é de ajudar o povo guineense na materialização do sonho de todo pessoal jurídico na Guiné-Bissau, oferendo assim um edifício de justiça para fortalecer o processo democrático.
O Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Adriano Ferreira manifestou o seu orgulho perante “magnífica obra” que constitui a materialização de um sonho de criação de condições do funcionamento dos servidores da justiça.
De recordar que o projecto de Palácio de Justiça foi assinado no dia 24 de Julho de 2014 e possui uma área de construção de 9850 metros quadrados. Financiado pelo governo chinês, o custo total da obra é estimado em mais de 14 milhões dólares norte-americanos. A obra durou 16 meses e foi executada pela empresa chinesa, Jiangdu Constrution Group Co, Lda”.
Por: Aguinaldo Ampa
























qui este edificio seja bem vindo para a guine bissau e seu povo mas qui nao seja so lugar de julgamento dos roubadores de galinhas e cabras mas tambem dos roubadores de bem de povo e perturbadores,nao quero falar mais mas gostaria nu lugar deste dito palacio de justica termos uma universidade para formar os necessitados filhos dos pobres