ANP RETOMA TERCEIRA SESSÃO ORDINÁRIA AMANHÃ 14 DE JUNHO 2016

A terceira sessão ordinária da nona legislatura da Assembleia Nacional Popular (ANP) é retomada  esta terça-feira, 14 de junho de 2016, anunciou em comunicado a mesa da ANP.

Segundo a mesma nota, a retoma dos trabalhos acontece depois  de uma “reunião alargada” dos líderes dos grupos parlamentares, na qual se deliberou por “unanimidade” dos membros presentes o encerramento da sessão que havia sido suspensa, devido a falta de entendimento em relação à aprovação da agenda dos trabalhos.

Na altura, as duas formações partidárias com maior representação no parlamento se desentenderem quanto à ordem do dia.

O Partido da Renovação Social, líder da oposição guineense [com 41 dos 102 deputados que constotuem o hemiciclo], reclamava  discussão e aprovação da agenda, enquanto PAIGC defendia contrário, isto é, que as “questões prévias” ligadas ao estatuto na Assembelia Nacional Popular dos 15 deputados  expulsos do partido fossem esclarecidas primeiro.

“São convocados todos Deputados da Nação, de que  a IIIª Sessão Ordinária da IX legislatura será retomada na próxima terça-feira, dia 14 de junho de 2016, pelas dez horas, no hemiciclo da ANP, com vista ao seu  encerramento, por inalteração das razões  subjacentes a sua suspensão e pelo decurso do prazo constitucional”, lê-se ainda na mesma nota assinada pelo Presidente da ANP, Cipriano Cassamá.

No comunicado datado de dez de junho, na possse de O Democrata, não está nítido se agenda anterior será objecto de alteração ou não.

 

 

Por: Filomeno Sambú

 

8 thoughts on “ANP RETOMA TERCEIRA SESSÃO ORDINÁRIA AMANHÃ 14 DE JUNHO 2016

  1. PAIGC! Vale a pena participar num teatro ou jogo sujo que já não e Democracia?!

    10 SINAIS DE UMA DITADURA – ESTADO TOTALITÁRIO A NASCER:

    1. Utiliza-se as tropas de choque e violência contra o povo! Utilização de gás lacrimogéneo e espancamento contra protestos pacíficos. Legitimo desobediência civil pacífica é repudiado e punido, ordens para reprimir qualquer contestação.

    2. Ordens arbitrários de fecho da liberdade de movimento e das fronteiras sem crimes provados.

    3. Ministério do Interior manda barrar entradas a certos locais etc etc.

    4. Violação da Constituição e violações de direitos humanos.

    5. Passos de concentrar o poder: um PRG neutral é substituído por um PRG marioneta. Este opera muito selectivamente e faz tudo para encontrar erros dos adversários do seu patrocinador enquanto fecha os olhos a crimes mais graves. Processos de tipo corrupção / desvio de recursos do Estado o dinheiro do povo casos ainda provados ficam na gaveta, mesmo casos que já têm processos nos tribunais.

    6. Os tribunais começam a ter verditos totalmente contraditórias do que antes “negar provimento ao recurso” ou “sendo considerada inadmissível “

    7. Um bando de oportunistas começam a saltar para aliar-se ao poder centralizado para proteger interesses pessoais o que corresponde com sua única ideologia.

    8. Tentativas do Estado de calar ou limitar o debate livre do país, nos jornais e na média social. Os chefes da TV/Radio substituídas na sequência da centralização para que o Estado possa interromper debates radiofónicos ou da TV. É um forte sinal que o Estado totalitário já está a consolidar-se quando a liberdade de opinião e de livre exercício da cidadania estejam amordaçados.

    9. Elementos ligados ao poder centralizado começam a acumular riquezas. Receitas e vendas daquilo que pertence ao povo sendo do Estado como diversas Recursos naturais não entram no cofre do Estado mas para companhias de interesse pessoal do poder. As riquezas aumentam a forca de controlo dando luvas quando aparece obstáculos. Populismo com espectáculos entregando cheques usando o orçamento do Estado para iludir o povo que é qualquer bondade da parte do PR ou PM enquanto apenas estão a tentar ganhar popularidade pelo dever de trabalhar e cumprir e devolver um mínimo daquilo que deve ao povo.

    10. O voto do povo, expresso nas urnas já não conta no processo de nomear quem vai governar o Estado nomeadamente o PM e o Governo, o que além de um desrespeito à vontade do povo é um sinal preocupante sendo um passo fatal saindo do sistema Democrático para um sistema de governação totalitário em seus primórdios.

  2. Apesar de toda injustiça o PAIGC tem agido com propostas e protestos pacíficos e assim tem mostrado bastante maturidade mantendo a cabeça levantada em prol da Paz e Democracia. Isto numa circunstância em que já propôs uma solução sensata de ficar com 18 lugares e entregar 16 a outras forças políticas.

    Apesar de o PR nem considerava esta proposta ainda mantem-se no campo político o que corresponde com um certo risco para o futuro. Pois a participar neste teatro que já não e Democracia tem vantagens e desvantagens e faz me lembrar um velho provérbio:

    ” não se deve exercer luta livre com um porco, o porco adora e você só fica enlameada”

  3. Todos os Dez sinais que Enumerou não existe na Guine. A Guine é um dos melhores paises do mundo em termos da democracia com um estado de direito em pleno funciona.

    Não existe violaçao dos direitos humano nenhuma.

    Agentes de segurança estao pura e simplesmente a garantir ordem e um bom funcionamento do estado basedo no principio da proporcionalidade e da legalidade. Viva a dmocracia. viva Guine.

    1. Sr. Lante quer fechar os meu olhos. Pior ainda os do povo e pergunta se – porque será?! A atitude do Sr. Lante é a de uma pessoa perigosa para o país pois não só anda fechar os próprios olhos e orelhas mas quer que o povo faz o mesmo (conhece os macacos “Não vejo, não escuto, não falo”?) E perante crimes que da lista de alertas. Por cada comentário estou a ver que está do lado dos que quer manter um grande parte do povo em miséria ao longo que podem ter o luxo que está la para os que vivem ao custo dos desgraçados. Será mesmo um deles que quer se enriquecer mantendo tanta gente em miséria? Quer o povo amarado e calado? “Não vejo, não escuto, não falo. http://revistavitrineibiuna.com.br/wp-content/uploads/2015/09/MAQUE.jpg
      Obviamente Sr. Lante com este comentário falso perdeu toda a credibilidade pois ninguém pode acreditar em alguém alegando que “Todos os Dez sinais que Enumerou não existe na Guiné.”

      Infelizmente há exemplos que faz uma pessoa sensivel chorar e há exemplos por CADA UM DOS PONTO DA LISTA e quem abre os olhos pode verificar os pontos todos – um por um – basta VER ESCUTAR E PASSAR A PALAVRA!

        1. Sr Anábal. Nao pode evidenciar nenhuma mentira! Isto porque sou pessoa sempre honesta e defensora dos Direitos Humanos e o Povo e o que possivelmente pode se salvar da construcao do projecto da Democracia neste país. Projecto que estava num muito bom camiinho o ano passado antes de abrupto interrompido pelo PR por nao gostar daquilo ou por ser pressionado por forcas ant-democraticas. Agora Sr. Aníbal tem o mal gost o de me chamar bandido e mentiroso por estar a fazer e dizer aquilo que e a responsabilidade de todos e toda gente. Por favor.. tenha vergonha de me invectar sem fundo e por defender o que deve ter punido.

    1. Ve se bem que nenhum de voces tem argumentos para apresentar e assim teem que insultar e negar. O país nunca para completamente mas um grande maioria do povo vai ter que continuar a soferer os efeitos de uma gestao com falta de orcamento o que vai impedir o desenvolvimento que bem precisava. Para nao falar dos efeitos de viver numa sociedade que pretende ter Democracia. Claro que nao vos intressa pois sempre chega aos que vive no custo dos que sempre menos tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *