Figura da Semana: HUCO MONTEIRO TEM UMA RUA COM SEU NOME NA NIGÉRIA

O governo de Abuja, Nigéria, atribuiu, em colaboração com o multimilionário nigeriano Paul Odili, o nome do guineense, João José Silva Monteiro (Huco Monteiro) a uma rua na capital nigeriana. A iniciativa visa reconhecer o importante papel que o atual Comissário para Recursos Humanos da CEDEAO jogou para a viabilização do novo bairro [River Park] com mais de dez mil casas, sito na via do Aeroporto de Abuja. O bairro foi inaugurado pelo General Olusegun Obasanjo no passado dia 23 do mês de Outubro 2017. O empreendimento custou cerca de 2,3 biliões de dólares americanos, inteiramente financiado pelo promotor e seus associados, ocupando uma área de 475 hectares e visa oferecer soluções de habitação para não menos de 42 mil pessoas.

“É um reconhecimento do papel que tive na viabilização do bairro. O governador de Abuja, sob a proposta do promotor do referido bairro, decidiu batizar uma rua com meu nome. Também o Ex-Presidente nigeriano, General Olusegun Obasanjo tem uma rua com seu nome, assim como outras personalidades. É uma contribuição minha na viabilização de um bairro e na promoção do bem-estar do staff da CEDEAO, pertencentes ao meu departamento. É importante agora, porque no passado houve várias tentativas de género que não deram certo, porque os dinheiros “perderam-se”, os bancos foram enganados e até alguns funcionários da CEDEAO investiram seus dinheiros e no final o projeto não se concretizou”, explicou ao Jornal O Democrata Huco Monteiro

Biografia

João José da Silva Monteiro (Huco) nasceu no dia 19 de Fevereiro de 1959 em Bissau. Fez os estudos primários e secundários na Guiné-Bissau. Fez o curso superior em França e formou-se em Sociologia. Desempenhou vá rias funções governativas na Guiné- Bissau. Ocupou pastas ministeriais, designadamente: a Educação e Negócios Estrangeiros, foi Conselheiro do Presidente da República nas áreas da Educação e Saúde. Foi o presidente do Conselho de Administração do Ecobank na Guiné-Bissau.

Fundador e presidente do Conselho de Administração da Universidade privada Colinas de Boé, foi Secretário Executivo de Secretariado Nacional de Luta contra a Sida (SNLS). Em 2014, ganhou o concurso público para o posto do Comissário para Recursos Humanos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), cargo que exerce até agora.

 

 

Por: Sene Camará/Assana Sambú

 

6 comments

  1. Ieró Camará disse:

    Caro João da Silva Monteiro (Hucu Monteiro!

    É com muita honra ter informações sobre o seu reconhecimento, tudo isto mostra de que você é Aquele HOMEM sempre amigo do saber e que prima pela organização, pois, esta sua destinção fez me lembrar dos ensinamentos que nos transmitiu na UCB e sobretudo, de que um intelectual, deve ser um Homem de caracter em todas as suas acções, ambicioso pela positiva na sua vida profissional, ser um Homem Organizado(…´´Saber Engavetar´´)

    Parabens meu Professor e PCA por este valioso reconhecimento!
    Abraços meus!

  2. aquiles monteiro disse:

    contra factos nao existem argumentos. Forca Mano

  3. Leonel/Neio disse:

    Parabéns meu irmão. Es um orgulho da familia e um exemplo a seguir.

  4. Abdellatif disse:

    Ilustre; Meus parabesn! que deus te abençoe muito.

  5. Iancemit Costa disse:

    Parabens tio Huco, que este seja um dos primeiro reconhecimento por brilhante desempenho no mundo fora(viva pexixe)

  6. Totala Gomes disse:

    Parabéns PCA da nossa querida UCB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa