Balança de Pagamento: GUINÉ-BISSAU REGISTOU SALDO GLOBAL POSITIVO EM 2016

A Guiné-Bissau registou um Saldo Global positivo em 2016, na sua Balança de Pagamento, graças à balança de transações correntes, que a direção nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) considera ser também positivo no mesmo ano.

Ao contrário de outros países da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), onde a balança é sempre deficitária, a Guiné-Bissau registou durante três anos consecutivos uma balança de pagamento sempre positivo, nomeadamente em 2014, 2015 e 2016, esperando que o mesmo aconteça em 2017.

No seu discurso o Ministro de Estado da Economia e Finanças do Governo demitido, João Aladje Mamadu Fadia, sublinha que a economia da Guiné-Bissau conheceu nos últimos anos graves choques internos e externos derivados da crise política.

“Perante esta situação difícil, o ajuste tornou-se uma necessidade económica, uma obrigação para restaurar um ambiente macroeconómico saudável. Esta é a ação seguida pelo Governo, aliás, elogiada pelas instituições de Brettons Wood”, realça João Alage Mamadu Fadia.

Fadia salienta que o saldo global da Balança de Pagamento tem sido nos últimos anos excedentária com 33,84 mil milhões de francos CFA em 2016, contra os 35,80 mil milhões em 2015. Acrescenta que a Balança de transações correntes, que agrupa a Balança de Bens, a Balança de Serviços, a Balança de rendimentos privados e secundários que, de acordo com João Aladje Fadia, apresentam um excedente pelo terceiro ano consecutivo, cujos ganhos estão relacionados com a exportação da castanha de caju.

Enfatizou as medidas tomadas pelo Estado que, na sua visão, favoreceram a domiciliação e repatriação das receitas de exportação, exortando que essas ações devem ser continuadas e estendidas a outros produtos nomeadamente a madeira, cujas exportações estão em curso desde o mês de Janeiro de 2018.

João Alage Mamadu Fadia assinalou também que em 20o1, o excedente da Balança de transações correntes diminuiu igualmente em relação ao ano de 2015, situando-se na ordem de 10,05 mil milhões de francos CFA, contra os 12,38 mil milhões de francos CFA respetivamente, com ligação à deterioração da Balança de serviços e o recuo do excedente do saldo da Balança de rendimento secundário. Quanto ao excedente do saldo da Balança de rendimento primário, o ministro demitido disse que  consolidou-se.

Helena Nosolini Embaló, Diretora Nacional do BCEAO, considera que todo este resultado deve-se aos níveis recordes que o país está a registar no setor de caju, fato que acredita que se verificou também em 2017, onde sustenta que as exportações foram boas, feito que acaba por traduzir em mais receitas, “assim sendo são mais recursos para a economia da Guiné-Bissau”.

Depois da apresentação detalhada da Balança de Pagamento, no momento de debates, os participantes apelaram à diversificação da economia guineense, para não ficar excessivamente dependente da castanha de caju.

 

 

Por: Sene Camará

Foto: SC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *