CAN SUB’20: GUINÉ-BISSAU VENCE SERRA LEOA [1-0]

A seleção nacional de futebol sub’20, ‘Djurtinhos’, venceu neste domingo, 01 de abril 2018, os ‘Shooting Stars’ de Serra Leoa por [1-0], no jogo disputado no Estádio Nacional ’24 de Setembro’, cuja partida contava para a primeira mão da pré-eliminatória de qualificação para a Copa Africana das Nações (CAN’2019), a realizar-se no Níger.

O único tento do encontro foi apontado aos 11 minutos do desafio pelo atacante do Sampdoria de Itália, João Cláudio Gomes Ricciulli, num contra-ataque bem conduzido pelos comandados do jovem selecionador, Emiliano Té, fazendo levantar assim um pouco do público que se encontrava nas bancadas do Estádio Nacional para apoiar os ‘Djurtinhos’.

A turma nacional esteve muito bem durante os 90 minutos do jogo, podendo em algumas ocasiões aumentar o placar para 2-0, mas sempre pecaram no capítulo da finalização.

Os ‘Shooting Stars’, também não baixaram os braços, sempre reagiram com boas jogadas e contra-ataques, mas a muralha da Guiné-Bissau estava muito bem construída, impedindo as jogadas perigosas para a baliza do jovem guarda-redes do Sport Lisboa e Cartaxo, Babagaldé Baldé, que esteve bem sempre que foi chamado para intervir ao longo dos 90 minutos.

No final do jogo, Emiliano Té lamentou a impossibilidade de contar com sete jogadores para a partida desta tarde no Estádio ’24 de Setembro’, mas enfatizou que o mais importante era vencer o encontro diante de Serra Leoa.
Té confessou que a decisão da Confederação Africana de Futebol (CAF) alterou os planos da equipa técnica, para o jogo da primeira mão da pré-eliminatória de qualificação para o CAN-Níger’2019.

“É difícil gerir, mas acreditamos nos jogadores que temos disponíveis e ganhamos”, sublinha Emiliano Té, para de seguida admitir que o resultado é um pouco magro, acrescentando que a seleção nacional sub’20 está ainda em construção.

O autor do golo de ouro dos ‘Djurtinhos’, João Cláudio Gomes Ricciulli dedicou o tento à sua mãe, ao Mister Nafatcha e ao Alberto Dias (Beto), presidente da académia guineense ‘Foot Center’ Ondam, onde foi formado aqui na Guiné-Bissau antes de seguir para o futebol europeu.

João Cláudio Gomes Ricciulli acredita que a seleção sub’20 da Guiné-Bissau será uma grande equipa de base para os ‘Djurtus’. Sublinha ainda que conseguiu cumprir com um sonho que era de jogar pela seleção nacional.

Por seu lado, o adjunto selecionador dos ‘Shooting Stars’ de Serra Leoa, Raymond Lewis garantiu aos microfones de repórter do jornal O Democrata que a sua seleção eliminará os ‘Djurtinhos’ no Freetown, capital de Serra Leoa, no jogo da segunda mão da pré-eliminatória de qualificação para o CAN-Níger’2019.

Lewis aponta a fraca barra defensiva serra-leonesa no jogo de hoje, acrescentando que contam com bons defesas em Serra Leoa, mas que não estiveram nesta primeira mão, mas que farão parte do grupo na segunda mão em casa.

Recorde-se que na última da hora, a Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu considerar ilegível [por motivos de idade] para participar no desafio ora realizado sete atletas que estavam nos planos do Emiliano Té, maioria deles militantes do futebol europeu.

 

 

Por: Sene Camará
Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *