JOMAV CONFIRMA ESCOLHA DE ARISTIDES GOMES E PROMETE EXONERAR ARTUR SILVA NA SEGUNDA-FEIRA

O Presidente da República, José Mário Vaz, confirmou na noite do sábado, 14 de abril 2018, a escolha da figura de Aristides Gomes para o cargo do Primeiro-ministro, tendo anunciado, no entanto, a exoneração de António Augusto Artur Silva atual Primeiro-ministro.

Chefe do Estado guineense falava aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, depois de regresso à Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), realizada em Lomé, capital do Togo.

José Mário Vaz explicou à imprensa que o Partido da Renovação Social (PRS) a pedido do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo- Verde (PAIGC) apresentou três nomes que foram submetidos a apreciação dos libertadores e através da qual escolheu-se Aristides Gomes, como a figura do consenso aceite por todas as partes envolvidas no processo.

“Os três nomes que foram apresentados na Cimeira, tratavam-se de Artur Silva, actual Primeiro-ministro, Martinho N’Dafa Cabi, ex-Primeiro-Ministro e Aristides Gomes, também ex-primeiro-ministro. Dos três nomes, o PAIGC decidiu escolher Aristides Gomes, como o nome do consenso. Podemos dizer agora que o próximo primeiro-ministro do consenso será Aristides Gomes, a quem compete formar também um governo de consenso”.

O Presidente da República realçou na sua declaração três compromissos que considera de importantes, nomeadamente, data da nomeação do novo Primeiro-ministro, data de abertura da Assembleia Nacional Popular e a fixação da data de eleição legislativa durante o ano em curso.

“Gostaria de agradecer todo o trabalho feito por Artur Silva, a vida é assim! Eu terei que assumir a minha responsabilidade, porque as pessoas só acreditarão quando começarmos  realmente a pôr em prática todos os compromissos assumidos em Lomé”, espelhou para de seguida avançar que na próxima segunda-feira, vai reunir com o actual Primeiro-ministro para o informar da decisão tomada em Lomé, depois exonerá-lo através do decreto presidencial.

Vaz promete realizar a auscultação logo nesta segunda-feira, nomear o novo primeiro-ministro do consenso. Acrescentou neste particular que no mesmo dia produzirá outro decreto presidencial para a marcação da data de eleição legislativa.

“A parte que compete ao Presidente da República fica assim concluida, resta abertura da Assembleia Nacional Popular. Como é do vosso conhecimento não é da competência do Presidente da República, mas sim do presidente da Assembleia Nacional Popular”, observou o Chefe do Estado guineense, que entretanto, lembrou que no momento da leitura do comunicado final, todas as partes estiveram presentes na sala de reunião”, contou.

Aproveitou a ocasião para agradecer a todos aqueles que contribuíram na busca do consenso alcançado.

“Temos que ultrapassar todos os problemas que tivemos aqui. Quero agradecer todas as personalidades que directa e indirectamente se envolveram no processo, sobretudo na pessoa do Bispo de Bissau. Pensamos que hoje conseguimos virar a página da história da nossa terra”, afirmou.

 

Por: Assana Sambú

One comment

  1. anso manjai disse:

    ANSO MANJAI

    Qualquer sociedade nao prmanece a mesma por muito tempo. No transcorrer do tempo, ocorrem inumeras em variadas epocas. Muitas destas transformaçoes sao imperceptiveis, mas ela existem e a sociologia consegue esmuiçar estas mudanças de uma maneira muito adequada.
    Um dos factores que influenciam para as mudanças na sociedade està no avanço tecnologico.Influenciam estas que trazem consequencias em niveis globais, onde o desenvolvimento economico se demostra muito forte e de uma maneira irreversiveis, em se trtando de paises ricos mesmo as crises economicas, evidenciamem avan9o continuo tecnologico e social.

    Sao complexas as causas que provocam diferenças sociais que eu, destaco quatro com caracteristicas interessantes a serem poderadas
    1- Sao fenomenos coletivos que afectam as condiçoes e ou as formas de vida da sociedade;
    2- As transformaçoes nao devem ser surperficiais e necessitam possuir provas de certa permanencia;
    3-SAO POSSIVEIS DE SE IDENTIFICAR PELO TEMPO.A partir do tempo que se tem como referencia è possivelverificar o que è mudou;
    4-SAO AS MUDAN9AS QUE DEVEM AFETAR A ESTRUTURA DA SOCIEDADA, pois assim a sua observaçao se torna possivel.

    OS GUINIEENSES DEVEM CONFORMAR E IDEALIAZAR DE FORMA SOCIOLOGICAMENTE DE QUE O AS MUDANçAS SOCIAL SAO LENTAS, DEMAIS temos uma populaçao com COM OITENTA PORCENTO ANALFABETOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa