Cimeira da CEDEAO: ARISTIDES GOMES É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO ESCOLHIDO PELAS PARTES EM LOMÉ

Aristides Gomes é o novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, escolhido durante a Cimeira dos Chefes do Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), realizada este sábado, em Lomé, capital do Togo.

Durante a reunião apresentou-se a proposta de três nomes para ocupar a função do primeiro-ministro e consequentemente organizar as próximas eleições legislativas, nomeadamente, o atual primeiro-ministro, Artur Silva, Martinho N’Dafa Cabi e Aristides Gomes. Este último (Aristides Gomes) foi escolhido e de acordo com as informações apuradas, deverá ser nomeado por Presidente da República, José Mário Vaz, o mais tardar até a próxima terça-feira.

Segundo as nossas fontes em Lomé, as partes guineenses concordaram igualmente em fixar a data de 18 de novembro próximo para realização de eleições legislativas. A plenária do parlamento guineense, indicam as mesmas fontes, será convocada para o dia 18 de abril.

Os deputados da Nação irão debater dois principais assuntos, designadamente: eleição de membros do Secretariado da Comissão Nacional de Eleição (CNE) e a prorrogação da presente legislatura até Novembro de 2018.

De referir que Aristides Gomes é dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e igualmente membro do Comité Central. Gomes desempenhou a função do Primeiro-ministro nos períodos de 2005 a 2007.

 

Por: Assana Sambú

2 thoughts on “Cimeira da CEDEAO: ARISTIDES GOMES É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO ESCOLHIDO PELAS PARTES EM LOMÉ

  1. Se foi realmente um acordo assinado, que o PAIGC não venha com outra conversa e tentar culpar o PR. A política desse partido é enganador e pelos dirigentes que conheço, vejo poucos com perfil para governar o país. Não apresentam propostas de governação credível e de desenvolvimento para o país. Vejo-os com tendências para roubar e roubar mais. Desde o golpe de estado de 1980 que não vejo desenvolvimento no país, não há fábricas para empregar a juventude e formados na Diáspora e dentro do país. Que tipo de governantes temos no país?

  2. Parece que há pessoas que a única coisa que sabem fazer, é falar mal do PAIGC. Ao menos sabem de que existe o PAIGC, isso já é muito bom porque demonstram saber alguma coisa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *